Onde esquiar perto de Roma ou simplesmente curtir a neve
Onde esquiar perto de Roma ou ver neve em seus arredores? Digamos que os romanos não estão entre os italianos mais familiarizados com e neve. A cada ano que passa, os invernos na capital estão mais amenos e os dias realmente muito frios (para os padrões europeus) são raros.
É por isso que nas poucas vezes em que as ruas da cidade ficaram branquinhas (a última vez foi em 2012) os moradores de Roma ficam encantados e voltam a ser um pouco crianças.
Calma lá! Se você está organizando uma viagem para Roma durante o inverno e não quiser perder a chance de esquiar ou pelo menos ver neve, saiba que nos arredores da capital ou em regiões próximas existem pistas mais do que interessantes.
Nesse post, pensei em reunir uma lista com alguns lugares que não ficam muito distantes da capital e que você, eventualmente, pode visitar durante um final de semana.
Quase todos possuem ótima infra-estrutura como estacionamentos, escolas que alugam equipamentos e áreas de alimentação. Também vale a pena saber que, geralmente, para esquiar nas pistas você pode adquirir o skipass diário, matutino ou vespertino.
Monte Terminillo (Lácio)
Distância de Roma: 1h45, cerca de 100km
Indicado para: principiantes e esquiadores médios Terminillo é uma das pistas mais frequentadas pelos moradores da capital e a área dedicada às pistas de ski dividem-se entre Terminilluccio e Terminilletto, com altitudes que oscilam entre 1600 e 2100 metros.
Custo do skipass: de segunda a sexta 23 euros (das 9h às 16h30) ou 21 euros (das 9h às 13h) ou das 13h às 16h30. Aos sábados e domingos, 28 euros (dia inteiro) e 23 euros (manhã ou tarde).
Monte Livata (Lácio)
Distância de Roma: 1h30, cerca de 70km
Indicado para: principiantes e esquiadores médios
Monte Livata é uma montanha de altitude média, entre 1425 e 1758 metros, e fica a 15 km de Subiaco, famosa por sua abadia beneditina. A diária do skipass para esquiar na pista conhecida como Monna dell´Orso é de 20 euros ou 16 euros para meio-dia. Também existem pistas para crianças ou para quem só quer curtir algo como escorregar na neve.
Campo Felice (Abruzzo)
Distância de Roma: 1h35, cerca de 121km
Indicado para: principiantes e esquiadores médios e avançados.
De Roma, você pode chegar até Campo Felice facilmente até lá percorrendo a rodovia A24 Roma – L´Aquila. Campo Felice reúne 21 pistas com diferentes níveis de dificuldade, atinge uma altitude de 2064 metros e as tarifas diárias variam entre 26 e 33 euros.
Ovindoli (Abruzzo)
Distância de Roma: 1h35, cerca de 130km
Indicado para: principiantes e esquiadores médios
Ovindoli fica no meio caminho entre Roma e Pescara e está ligada a estas cidades importantes pelas rodovias (A24 e A25), pela rede ferroviária e por um eficiente serviço de ônibus. É considerada uma melhores localidades dos Apeninos para esportes de inverno. Ali existem pistas de vários níveis que cobrem uma extensão de 22 km e alcançam uma altitude entre 1400 e 2200 metros. Mais detalhes sobre Ovindoli nesse post. Skipass diário: entre 25 e 33 euros.
Prati di Mezzo (Lácio)
Distância de Roma: 2h, cerca de 160km
Indicado para: principiantes
Na província de Frosinone, no vilarejo de Picinisco, fica essa pequena estação de esqui com apenas duas pistas e indicada, principalmente, para principiantes. A localidade também organizas percursos de ski-trekking até o chamado Monte Forcellone (2030 metros). Preços do skipass (somente nos finais de semana): 10 euros.
Monte Amiata (Toscana)
Distância de Roma: 2h30, cerca de 210km
Indicado para: principiantes
O Monte Amiata, de 1738 metros de altitude no coração do Vale do Rio Orcia, na Toscana, possui12 pistas de esqui e do alto você pode apreciar uma vista incrível da região na província de Siena. Diárias do skipass entre 20 e 25 euros. Tarifas com descontos às terças e quintas-feiras.
EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS
Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Boa tarde, adorei o post!! Queria saber se há o aluguel de equipamentos de ski nesses lugares e o preço médio deles, obrigadaa
OI Letícia, tudo bem? Sim! em quase todas as estações de esqui é possível alugar equipamentos, sem problemas. A tarifa média, pelo que constatei, é de 25 euros por dia. Se você precisar de roupas térmicas, sugiro que passe na loja da Decatlhon, que tem muita variedade e preços competitivos. Abs! Anelise