
Onde participar de uma festa renascentista na Itália: Fossombrone, Marche
A região Marche concentra diversas cidades que preservaram perfeitamente suas características renascentistas e elas são o cenário ideal para a realização de festas temáticas que aqui na Itália chamamos de “rievocazioni storiche”.
Uma das mais belas e interessantes é aquela que acontece em Fossombrone, cidade que integra a lista daquelas incluídas no Itinerário da Beleza da província de Pesaro Urbino, iniciativa idealizada pela Confcommercio Marchenord que através de um guia promove as atrações, paisagens e monumentos menos conhecidos dessa região do país.
De 6 até 12 de maio, Fossombrone é palco do evento conhecido como Triunfo do Carnaval, mas não um Carnaval nos moldes brasileiros. Esse evento é uma verdadeira volta ao passado porque recria exatamente a atmosfera que a cidade viveu em 1559, em pleno Renascimento.
Naquele ano, o cardeal Giulio Feltrio Della Rovere, irmão do duque de Urbino Guidobaldo II, decidiu passar o período carnavalesco na cidade de Fossombrone, organizando festas, banquetes e desfiles nos palácios e nas ruas da cidade durante vários dias.
Com a colaboração dos onze bairros da cidade, durante o evento que chega este ano à sua XXII edição, as principais ruas do centro são ocupadas por cerca de 1200 figurantes em trajes históricos e por personagens que propõem ao público espetáculos como acrobacias, danças, ofícios antigos, espetáculos de fogo e jogos.
Além disso, os onze bairros disputarão o Palio do Cardeal, premio que será entregue ao vencedor da Corrida do Anel, na qual os cavaleiros de cada distrito devem acertar um anel com a lança de tamanhos cada vez menores.
“O evento em Fossombrone é uma oportunidade única para mergulhar verdadeiramente em nosso passado renascentista“, explica Silvia Bartolini, membro do conselho diretivo da Pro Loco.
“Não é uma feira, não inclui concertos nem a venda de piadinas ou cachorros-quentes. A nossa é uma reconstrução histórica fiel, inclusive o ponto de vista alimentar. O plástico é proibido, os utensílios são todos compostáveis, as toalhas são de papel ou tecido e as atividades devem criar decorações em linha com a festa”, completa.
No que se refere à gastronomia, os visitantes poderão degustar um jantar renascentista ou provar as especialidades locais nas onze tabernas históricas de cada bairro.