Palio di Siena, Toscana
Città d'ArteVer

Palio di Siena, orgulho e tradição toscana

Existem tradições que, aos olhos de um estrangeiro, nem sempre podem ser justificadas.

Palio de Siena

Na Espanha, um exemplo é a corrida de touros na festa de São Firmino, em Pamplona. O evento é motivo de orgulho para os moradores da cidade, mas suscita perplexidade em muitos turistas e representantes de associações de defesa de animais.

Palio de Siena

Na Itália, outra manifestação importante e às vezes envolvida em polêmicas é o famoso Palio di Siena, a tradicional corrida de cavalos que acontece nos dias 2 de julho e 16 de agosto. O primeiro Palio de Siena aconteceu em 1633.

Palio-Siena-Italia

A primeira é realizada em homenagem da Madonna di Provenzano e a segunda, em agosto, em louvor de Nossa Senhora da Assunção  (Palio dell’Assunta). Desde o século XVII, dez entre as 17 “contrade” ou bairros de Siena participam ativamente do evento ao redor da cenográfica Piazza del Campo.

Palio de Siena

Os concorrentes são escolhidos depois de um sorteio e o jóquei ou cavaleiro – aqui chamado de fantino – é idolatrado por sua contrada. Eles vestem-se com trajes tradicionais conhecidos como “monturas” (palavra derivada do  francês “monter”) e levam consigo bandeiras que representam a próprio bairro. Todos os anos o Palio di Siena reúne milhares de espectadores e o evento é transmitido ao vivo pela rede de TV italiana.

Siena

Divulgação

Cada contrada é identificada com suas próprias cores e hino, e o vencedor da competição é cavalo que completar primeiro três voltas completas ao redor da praça, mesmo sem o seu jóquei, em caso de caída.

Palio de Siena

A forma da praça requer cavaleiros hábeis e capazes de conduzir os cavalos na pista com rapidez e perícia. Alguns dos cavaleiros mais conhecidos e premiados, como aquele cujo apelido é Aceto (Vinagre), são originários da ilha da Sardenha.

Palio de Siena

Divulgação

A atmosfera na praça é mesmo contagiante e o prêmio disputado é um estandarte (pálio) criado exclusivamente para cada edição do Palio e realizado por um artista local ou originário de outra região. O Palio leva a imagem da Madonna de Provenzano ou da Assunção.

Palio de Siena

Divulgação

Nas arquibancadas ao redor da praça o clima é de euforia. Torcedores organizados entoam os hinos das contradas nomeadas Aquila, Bruco, Civetta, Chiocciola, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone. A primeira corrida ao redor da Piazza del Campo aconteceu em 1633 e até hoje o Palio é um grande motivo de orgulho para os moradores da cidade.

Palio de Siena

Há quem critique o evento, sublinhando o fato que os cavalos são submetidos a esforços desnecessários e que, talvez, a corrida seja motivo para apostas informais. No entanto, desde a década de 90 veterinários da prefeitura da cidade passaram a monitorar constantemente o bem-estar dos animais.

Em geral, os senesi (moradores de Siena) são bairristas e seria redutivo considerar o Palio um simples evento esportivo. É também uma importante expressão artística e religiosa de uma cidade altiva e orgulhosa de seu passado.

Siena-italia

Siena é uma das cidades mais antigas do mundo. Já foi um centro etrusco, em seguida gaulês e, enfim, romano.

Palio de Siena

Na Idade Média era constituída por vilarejos que expandiram-se até reunirem-se ao redor do principal ponto de encontro da cidade toscana, Piazza del Campo e seus 333 metros. Caracterizada pela forma que lembra uma concha, ela abriga o maestoso Palazzo Pubblico, erguido a partir de 1288a Fonte Gaia e a Torre del Mangia, com mais de 100 metros de altura.

Na base da torre fica a Cappella di Piazza, uma homenageme um agradecimento à Virgem Maria depois que os habitantes da cidade conseguiram enfrentaram a peste negra de 1348.

Palio de Siena

A vista do alto da torre é inesquecível e de lá a forma levemente em declive da praça e a sua divisão em nove “fatias” – uma homenagem ao Governo dos Nove que administrou Siena entre 1287 e 1355 – são ainda mais evidentes.

Nos dias da corrida do Palio a Piazza del Campo é o palco de cavalos e cavalheiros, mas no resto do ano o lugar volta a ser ocupado por turistas que adoram tomar sol da praça.

Não perca tempo em filas! Reserve antecipadamente os seus ingressos para as principais atrações de Siena com a empresa Get your Guide, parceira do nosso site.

This article has 1 comment

  1. Pingback: giorno nove - itália - toscana - dois tours interessantes: um, esotérico em siena e outro, incrível na vizinha vinícola brancaia. - dcpv

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *