Para explorar, na região Marche, um itinerário dedicado à beleza
É um fato. Passeando pelas chamadas “città d’arte”, é impossível não notar os prós e os contras dos efeitos do turismo de massa. Se você sonha em viajar para a Itália e posar com calma para uma foto diante de seus monumentos mais famosos, entrar em museus sem enfrentar filas ou encontrar vaga naquele restaurante super disputado sem reservar com antecedência, é provável que suas expectativas sejam frustradas.
Eu sempre sugiro aos turistas a importância de viajar pela Itália não só na alta estação e sobre a hipótese de conjugar um roteiro por cidades mais famosas com a província e vilarejos menores.
Mesmo ousando descobrir metas italianas menos populares na mídia internacional, dificilmente você corre o risco de voltar de lá decepcionado.
Em 2024, a capital italiana da cultura é Pesaro, cidade natal do compositor Gioacchino Rossini, e essa pode ser a ocasião ideal para você explorar Le Marche (As Marcas), pitoresca região central da Itália que esbanja colinas verdejantes, vilarejos medievais e grande herança artística.
Uma das províncias turisticamente mais interessantes dessa região é aquela de Pesaro Urbino, que reserva surpresas inesperadas como os inigualáveis bronzes dourados de Pergola.
A cidade de Urbino, Patrimônio Mundial da UNESCO e berço do renomado pintor do Rafael, pode ser o ponto de partida para descobrir o chamado “itinerário da beleza”.
Se trata de um guia elaborado pela Confcommercio Marchenord que convida os viajantes a embarcar em uma jornada de descoberta através das paisagens deslumbrantes, das tradições antigas e da rica cultura de 25 vilarejos da província de Pesaro Urbino.
A edição 2024 do guia foi apresentada recentemente na sede do Senado Italiano e reúne lugares encantadores que já foram tema de reportagens no post-italy.com, como Pergola e seus bronzes dourados ou Mondavio e a sua fortaleza.
A novidade é que esse ano outras cidades foram incluídas no itinerário: Acqualagna, famosa por uma excelência gastronômica, as trufas brancas, Borgo Pace, na fronteira entre a Toscana e a Úmbria e imperdível pela sua abadia dedicada ao Arcanjo Miguel, além de Macerata Feltria, considerado um dos vilarejos mais belos do país, e Carpegna, premiada pelo ar puro, e Monte Grimano Terme, na fronteira com San Marino.
A rede de cidades estende-se do extremo norte até o sul da província de Pesaro Urbino, conectando lugares que unem belezas naturais, arquitetônicas, a autenticidade da vida rural e, inclusive, metas ligadas ao silencio e à fé.
Em breve, o portal www.itinerariodellabellezza.it estará ativo e os turistas poderão ter acesso a todas as informações úteis para planejar a própria viagem pelo “itinerário da beleza”.
Outra boa notícia é que os comerciantes das 25 cidades que fazem parte do itinerário fornecerão um “cashback” aos turistas através de um cartão fidelidade. Uma maneira de apoiar a economia local e obter vantagens.
Nas cidades também são promovidos os finais de semana gastronômicos, ocasião para provar pratos e delicias locais a preços competitivos.
O diretor da Confcommercio Marchenord, Amerigo Varotti, também antecipa que outra iniciativa que será anunciada oficialmente em breve é a reabertura da cahamada “Strada della Contessa” entre as regiões Marche e Umbria, passando por lugares como Fano e Gubbio.
O Itinerário da Beleza è um ótimo ponto de partida para elaborar o seu roteiro de viagem e desvendar os tesouros escondidos da região Marche e experimentar a hospitalidade calorosa dos moradores locais.