Como é participar da peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro
No último dia 8 de dezembro teve início o Jubileu da Misericórdia, com a tradicional cerimônia de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Na ocasião, o pontífice pronunciou a seguinte frase: “Abram-me as portas da justiça”.
O evento é previsto a cada 25 anos pelo calendário católico, mas acontece extraordinariamente em 2016 graças a uma decisão anunciada por papa Francisco durante o segundo aniversário de sua eleição ao Pontificado.
Nesse post expliquei o significado do Ano Santo e os detalhes para reservar a sua peregrinação até à Porta Santa da Basílica de São Pedro.
O procedimento é bem simples. Inicialmente, basta acessar o site oficial do Jubileu da Misericórdia e registrar-se, fornecendo ao portal seus próprios dados.
Em seguida, de acordo com a disponibilidade, você pode escolher a data e em qual faixa horária pretende participar do evento (7h-13h ou 13h30-17h). É importante sublinhar que você não deve pagar nada para participar da peregrinação.
Sugiro que faça a sua reserva com antecedência, assim que souber com certeza a data de sua viagem à Roma.
A Segreteria Organizzativa per il Giubileo avalia os pedidos e, através de um e-mail, envia uma resposta com a confirmação de sua reserva e um voucher que precisa ser impresso e apresentado aos organizadores do percurso de peregrinação.
No dia e hora marcados, o ponto de encontro dos peregrinos é uma barraquinha bem visível montada nos arredores do Castel Sant´Angelo, quase no cruzamento com a Via della Conciliazione.
Os documentos são controlados por voluntários do evento e cada participante recebe um folheto (disponível em várias línguas) com as orações que serão pronunciadas durante as quatro paradas previstas no percurso de peregrinação.
Cada grupo de fiéis é acompanhado por um padre e a peregrinação acontece enquanto a basílica também permanece aberta à visita de turistas.
O percurso é breve e simbólico. Começa na Via della Conciliazione, tem o seu clímax com a passagem de poucos segundos pela Porta Santa e é concluída no interior da Basílica de São Pedro, diante do túmulo de São Pedro.
Antes de atravessá-la, quem quiser pode ajoelhar-se e apoiar a própria testa na Porta Santa.
Papa Francisco declarou que a intenção de um Jubileu extraordinário é colocar em evidência o papel da igreja católica como testemunha da misericórdia e que as portas abertas da igreja oferecem aos fiéis a certeza de encontrar o perdão.
Cada participante decide participar da peregrinação por motivos pessoais, por uma conversão espiritual ou para reforçar a própria fé e o encerramento do Jubileu da Misericórdia acontece no dia 20 de novembro de 2016.
Leia também:
As imperdíveis basílicas papais de Roma
Jubileu da Misericórdia em Roma: 10 curiosidades
Reservar a sua passagem pela Porta Santa
Café da manhã e visita antecipada aos Museus Vaticanos
Atrações da Basílica de São Pedro
Vista espetacular de Roma: a cúpula da Basílica de São Pedro
Conhecendo o exterior da Basílica de São Pedro
Manual de sobrevivência para visitar a Praça São Pedro, no Vaticano