Ponte Vecchio em Florença
Ver

Ponte Vecchio em Florença e o “novo” Corredor Vasariano

Acredito que a maioria de nós não é muito fã da socialização forçada, do constrangimento de situações cotidianas como aquela de compartilhar com estranhos o espaço do elevador ou do ônibus lotado. 

Ponte Vecchio em Florença

Para não sofrer  com momentos assim muitos se conformam, mas a família mais poderosa da história da Toscana, os Medici, resolveu esse inconveniente de outra maneira.

Ponte Vecchio em Florença

O Ponte Vecchio (em italiano a palavra ponte é masculina) é um dos símbolos mais emblemáticos do luxo em Florença. No entanto, se hoje percorrer e admirar as suas vitrines repletas de joias é um verdadeiro deleite para os olhos, em 1345, quando foi construída pelo aluno de Giotto, Taddeo Gaddi, o cenário era bem diferente. Inicialmente, o espaço foi ocupado  por açougueiros, ferreiros e curtidores.

Ponte Vecchio em Florença

O barulho e o cheiro desagradável acabaram acelerando as desavenças com os vizinhos e por isso, em 1593, o duque Fernando I decidiu expulsá-los e substituí-los com ourives e joalheiros, capazes de pagar mais pelo aluguel das lojas.

Ponte Vecchio em Florença

Se você observar a parte superior do Ponte Vecchio notará por cima das lojas um corredor que une o Palazzo Vecchio, sede do governo, ao Palazzo Pitti, antiga residência da poderosa família Medici, passando pelas Gallerie degli Uffizi.

Ponte Vecchio em Florença

O chamado Corridoio Vasariano leva esse nome porque foi projetado em 1565 pelo arquiteto Giorgio Vasari sob ordens do duque Cosimo I de Medici.

Ponte Vecchio em Florença

Na ocasião do casamento entre seu filho Francesco I e Giovanna d´Austria, a ideia era evitar que os convidados para a cerimônia tivessem que atravessar o Ponte Vecchio misturando-se ao povo e permitir que a família não corresse riscos em caso de rebelião popular depois da abolição da Repubblica Fiorentina.

Ponte Vecchio em Florença

Nessa passagem de aproximadamente um quilômetro era conservada uma das maiores coleções europeias de autorretratos e na parte central do corredor fica um de seus pontos panorâmicos mais belos.

Ponte Vecchio em Florença

Em 1938, Benito Mussolini ordenou a abertura de janelas com vista para o rio Arno na direção da Ponte di Santa Trinità. O ditador queria agradar Hitler, que durante a sua visita à Florença ficou tão impressionado com a paisagem que durante a Segunda Guerra Mundial não bombardeou Ponte Vecchio, que foi a única não destruída durante o conflito bélico.

Ponte Vecchio em Florença

Outra curiosidade sobre o Corridoio Vasariano é que ali também fica uma janela com uma grade de ferro que permite a vista do interior da igreja chamada Chiesa di Santa Felicita. Dali a família Medici podia assistir as celebrações litúrgicas de uma posição privilegiada.

Ponte Vecchio em Florença

A novidade anunciada pelo diretor das Gallerie degli Uffizi, Eike Schmidt, é que provavelmente a partir de 2020 ou, na pior das hipóteses, 2021, cerca de 125 visitantes por vez poderão percorrer o Corredor Vasariano do museu até o Palazzo Pitti. Será um percurso panorâmico reaberto ao público. Estima-se que, por ano, 500 mil pessoas poderão atravessar o local.

Ponte Vecchio em Florença

O itinerário não terá mais os mais de 700 quadros que decoravam o Corredor Vasariano e que já foram transferidos para ambientes como a Galleria delle Statue e delle Pitture.

Ponte Vecchio em Florença

Em compensação, serão abertas 73 janelas que permitirão aos visitantes a chance de contemplar o panorama de Florença e o espaço abrigará esculturas antigas e afrescos de 1500. O corredor havia sido fechado ao público em 2016, por motivos de segurança e o novo projeto custará cerca de 10 milhões de euros.

Sobre os artesãos de Florença leia também:

Florença que reluz: a arte da ourivesaria no Ponte Vecchio

Acredito de verdade que tanta beleza e cultura devem ser compartilhadas com o mundo inteiro. Se você tiver interesse em conhecer a cidade símbolo do Renascimento fale com a gente. Organizamos uma viagem de três dias até Florença ou um bate-volta saindo de Roma para você que tem pouco tempo mas não quer perder a chance de explorar as principais atrações da cidade. Informações: postitalyblog@gmail.com
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *