Posta Fibreno. No fundo do lago, uma grande surpresa!
Verão em Roma. Janelas escancaradas para interceptar a brisa que não existe. O aroma forte das flores de jasmim que confunde-se com aquele da pizza no forno a lenha.
A geladeira repleta de morangos, cerejas e melão. Os pernilongos. O sorvete de noite. Aquele virar-se para cá e para lá, procurando o lado mais fresco da cama. A trilha sonora que vira “tormentone” e não sai da cabeça. O asfalto que ferve. A miragem de um lugar com sombra. A vontade de fugir da cidade e de relaxar a beira da piscina, do mar e do lago.
A Itália é um país rico em lagos e engana-se quem pensa que só no norte do país é possível encontrar espelhos de água dignos de cartões postais. Se você estiver com viagem marcada para Roma e não quiser se afastar muito, vale a pena saber que na região do Lazio também existem lagos de rara beleza como o Lago di Bolsena, o Lago di Bracciano, o Lago de Albano e o menos conhecido, mas na minha opinião um dos mais fascinantes, o Lago di Posta Fibreno.
O Lago di Posta Fibreno fica na província de Frosinone, a poucos quilômetros de Sora, no interior da chamada Valle dei Liri, uma reserva natural na fronteira entre as regiões Lazio, Abruzzo e Molise. A distância de Roma é de aproximadamente 120 km.
O interior do Lazio, injustamente, não é muito frequentado por turistas estrangeiros. Um dos “embaixadores” mais famosos das paisagens rurais da região foi o ator Nino Manfredi, protagonista de filmes como Nós que nos amávamos tantoe Feios, Sujos e Malvados.
Tratando-se de uma área localizada entre os Apeninos e o mar Tirreno, o Lazio é rico em lagos vulcânicos, vinhedos, desfiladeiros e oliveiras, além de conservar importantes mosteiros, abadias, sítios arqueológicos como Ostia Antica e patrimônios Unesco como Villa Adriana e Villa d’Este.
O Lago di Posta Fibreno é um verdadeiro oásis e desde 1983 uma das principais reservas naturais da Itália central. Suas águas de cor verde-esmeralda alimentadas por nascentes de águas cársticas criam um efeito surpreendente.
Suas águas são frias – a temperatura constante é de 10 graus – e no passado alimentavam um moinho de trigo e ilho, e em seguida, transformou-se em uma pequena central hidroelétrica. A sua profundidade média é de 2,5 metros, mas também pode atingir 15 metros por isso o lago também é meta de mergulhadores.
No fundo do lago, em 1977 foi colocada uma cruz de ferro de 3 metros, visível nos dias de sol e de águas límpidas. Além disso, geralmente no primeiro final de semana de agosto, uma associação de mergulhadores expõe o crucifixo nas margens do lago, ritual seguido por uma procissão noturna em barcos iluminados por tochas. É a chamada Festa del Crocefisso e del Subacqueo.
Atualmente o lago é um ambiente protegido e possui, inclusive, uma ilha natural com diâmetro de 30 metros chamada de Rota, território de pássaros raros e lugar imperdível para amantes do birdwatching. Nas margens do lago você pode alugar um pedalinho e circular livremente, observando as paisagens e a fauna local. Durante o nosso passeio encontramos uma lontra.
Se você preferir um passeio mais tranquilo, o Lago di Posta Fibreno é circundado por passarelas de madeira que criam um percurso chamado Sentiero Taurino e que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, para admirar a vegetação.
Durante o itinerário você contempla algumas das atrações dos arredores como as montanhas do Parco Nazionale d’Abruzzo, Lazio e Molise, as paisagens rurais e até os vestígios do Castello di Vicalvi.
Os arredores do Lago di Posta Fibreno também podem a ocasião para um piquenique, mas quem preferir também encontra uma cafeteria no local.
Sobre lagos na Itália, leia também:
Lago di Garda e a ciclovia mais espetacular da Europa
Lago di Carezza: espelho de água das geleiras das Dolomitas
Isola Maggiore. A ilha de 15 habitantes e da poesia no Lago Trasimeno
Mergulhando no verde-esmeralda do Lago Sinizzo, no Abruzzo
Castelos Romanos: o lago di Nemi e os navios dos bacanais de Calígula
Passeando pelo Lago di Bracciano e Castello Odescalchi
Val Venosta e o campanário submerso do Lago di Resia
Fiat 500 tour em Roma: Reviver a Dolce Vita em um símbolo da Itália
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.