Itália e de novo Itália. O Repeat Tourist volta para redescobrir o país
Você é o tipo que turista que, todo ano, em vez de programar férias para destinos diferentes sonha em voltar para a Itália ou para um lugar que já conhece muito bem?
Então saiba que você não é o único e que não há nada de estranho nisso. Muito pelo contrário, descobri que há um nome para pessoas que, como eu e você, voltam sempre para aquele lugar do mundo que faz o coração bater mais forte: Repeat Tourist.
Na era das mídias sociais e do colecionismo de países alfinetados no mapa, a escolha de gastar para voltar a um mesmo destino segue na contramão da popularidade. Chega até a assustar quem está sempre pronto a partir para um país desconhecido ou aqueles que associam a ideia de viagem à saída de sua própria zona de conforto. Só que, nem sempre, viajar para uma cidade por alguns dias significa conhecê-la profundamente. Já falei sobre isso no post A recompensa de viajar sem pressa. Slow Travel na Toscana
Já o Repeat Tourist não limita-se a visitar os principais pontos turísticos de sua cidade ou país preferido. Ele costuma ir mais além, criando vínculos afetivos com seus moradores, alimentando um carinho especial por seus monumentos e agindo como uma espécie de embaixador de seu território, divulgando as suas belezas para parentes e amigos.
Não é raro que o amor por uma meta estimule o viajante a aprender a língua local, a aprender mais sobre a sua história. E se à primeira vista pode parecer entediante voltar ao mesmo lugar, por outro lado o Repeat Tourist não sofre com a ansiedade típica de quem tem uma tabela a ser cumprida. De quem deve fazer aquela check list de lugares visitados e fotografados.
Para começar, o Repeat Tourist não limita-se a rever os monumentos que já conhece ou a percorrer as ruas mais batidas pelo turismo de massa. Ele descobre cantinhos pouco explorados, lojas inusitadas. E está sempre informado sobre as novidades de sua cidade do coração.
Para viver intensamente a atmosfera local ele visita a sua meta preferida em diferentes estações climáticas. Isso lhe permite, por exemplo, a chance de contemplar o alternar-se de suas paisagens e conhecer de perto a rotina de seus moradores não só durante os meses de férias e de grande fluxo turístico.
O Repeat Tourist aprecia cada detalhe, não tem pressa nem a ansiedade de quem não sabe o que encontrará quando chegar em seu destino. Além disso, sabe que em um mesmo país podemos encontrar uma grande diversidade cultural.
Na Itália temos 20 regiões e, de norte a sul, encontramos peculiaridades linguísticas, gastronômicas, arquitetônicas, climáticas. Quem visita só uma parte do país dificilmente pode afirmar que conhece profundamente a Itália. Então, motivos para voltar você tem de sobra. E sem se envergonhar quando aquele amigo te perguntar para onde vai nas próximas férias.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Oi Anelise, tudo bem? Me encaixo bem no repeat tourist quando se fala da Itália. É um país apaixonante! Não há como não querer voltar! Já estou planejando meu retorno com um roteiro mais bem planejado e incluindo mais cidades, com mais tempo para visitar. E ouvi mesmo de um colega de serviço a pergunta: “Vai pra onde nas próximas férias?”. Quando respondo que é para a Itália vem logo a pergunta: “De novo?”. Mas se essa pessoa conhecesse a Itália nunca faria esta pergunta. Arrivederci!
Olá! Bom dia! Te entendo perfeitamente. Também sofria com o mesmo problema antes de me mudar definitivamente para cá, há 18 anos. Amor que só aumenta pela Itália. 🙂
Minha ideia é, depois de aposentar, ir morar aí… Por isso quero conhecer o máximo de lugares para fazer uma boa escolha! Sou autodidata em italiano e já tô no nível intermediário!! rsrsrs
Maravilha! Já é um ótimo começo!