Saiba como se festeja a Páscoa e a Pasquetta na Itália
Além do seu significado religioso e folclorístico, evidenciado principalmente nas representações sacras de origem medieval, Páscoa na Itália é o início de um período de renovação.
Como a data coincide com o chegar da primavera, é o momento de começar a aproveitar as horas de sol, organizar piqueniques e passeios ao ar livre, tirar a bicicleta da garagem, plantar flores e hortaliças, comer queijo de ovelhas com favas, vestir roupas mais leves, fazer uma grande faxina na casa e evitar excessos de calorias, já pensando no biquíni que usaremos no verão.
As crianças costumam ter duas semanas de férias da escola e quem pode aproveita para viajar considerando o feriado prolongado da segunda-feira, aqui chamada de Pasquetta, ou lunedì dell´angelo. Esse ano teremos mais dias de descanso por conta dos vários feriados: 21 de abril (Natale di Roma), 25 de abril, festa della Liberazione, e o dia 1 de maio.
Nesse dia de Pasquetta é comum fazer piquenines em parques públicos e, em Roma, não pode faltar a combinação de favas e queijo do tipo pecorino, com leite de ovelhas, e o salame Corallina.
Na capital, a atenção será redobrada durante a tradicional Via Crúcis, prevista na sexta-feira santa (dia de trabalho), e durante a missa realizada na Praça São Pedro no domingo de Páscoa.
Quem prefere ficar em casa aproveita para curtir a família e, como não poderia deixar de ser, caprichar na preparação de pratos típicos que não faltam na mesa dos italianos nesse período. Depois de 40 dias de quaresma, os italianos voltam a cozinhar pratos ricos com muito prazer.
Além da colomba, que todos nós conhecemos, cada região italiana possui suas tradições culinárias mas em quase todas existe o ritual de preparar tortas doces e salgadas e de cozinhar pratos a base de carne de cordeiro.
Na Campânia, por exemplo, os protagonistas da Páscoa são a pastiera di grano, doce a base de ricota, trigo e frutas cristalizadas – e o casatiello, uma torta rústica salgada a base de salame e ovos.
Na Ligúria um dos pratos principais no dia de Páscoa é a chamada torta pasqualina, salgada e com recheio de ricota, espinafre ou outro tipo de verdura e ovos inteiros.
Já na região da Toscana prepara-se a schiacciata e também degusta-se os deliciosos cantuccini, biscoitos de amêndoas embebidos no Vin Santo, o vinho doce que leva esse nome porque as uvas, colhidas meses atrás e colocadas para secar, estão prontas para serem vinificadas no mês de março, em proximidade da Páscoa.
Na Sicília, os doces são inúmeros como a cassata, ou os cannoli com ricota e frutas cristalizadas. Na Sardenha, não faltam as seadas, um doce não doce, a base de queijo, frito e coberto de mel. Como deu para perceber, para os italianos a vida é muito curta para renunciar à boa comida!
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!