Sarteano, Toscana, ritmo de vida slow à sombra de um castelo
Roma não pode ser comparada às dimensões das grandes metrópoles brasileiras, mas aqui, acreditem, a vida também é frenética. Engarrafamentos, reuniões de última hora, a consulta médica marcada na pausa para o almoço, a maratona escola-inglês-atividade esportiva e as filas em supermercados lotados e com iluminação fluorescente fazem parte da rotina de quase todos nós.
Somos autômatos. Máquinas multitasking programadas para a máxima eficiência. Falta tempo para perder tempo. Para sentar na cafeteria e ler o jornal do início ao fim. Para conversar com o verdureiro (que a gente lembra o nome) sobre o frio ou o calor. Para ver crianças pedalarem suas bicicletas em vez de curvarem-se sobre dispositivos eletrônicos.
Essas são cenas de vida cotidiana que invejo e que vi com frequência em Sarteano, uma cidade entre o Val d’Orcia e Val di Chiana, na Toscana, onde o ritmo é slow. Um lugar que permite fregarsene (não dar bola) para a frenesia ou modismos.
Uma das últimas vezes que estive lá cruzei com uma Ciao, uma lambreta típica dos anos 80 na Itália. Ela foi superada por modelos bem mais modernos, mas mesmo assim acabou virando um ícone.
Pensei que talvez o segredo para conquistar uma traquilidade que tantos de nós sonhamos fosse, justamente, privilegiar os prazeres de uma vida simples mas não banal. Como uma lenta volta de moto, cumprimentando com as mãos quem passa ao seu lado. Como a brisa que bate no rosto em um dia quente de primavera.
Sarteano fica na província de Siena, a 573 metros acima do nível do mar, e como todo vilarejo dessa parte da Itália, esbanja história e tradições. De suas colinas é possível avistar o monte Cetona e a sua principal atração é um castelo. O local é antiguíssimo – já citado em documentos de 1038 – mas o seu aspecto atual é o resultado de reformas realizadas em 1469.
O monumento fica no interior de um parque e você pode visitar o seu interior, conhecer suas inúmeras salas, subir uma escada de 134 degraus e chegar no topo do castelo para admirar uma vista incrível das colinas toscanas.
Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que vira e mexe visitamos castelos pela Itália. Na Toscana, por exemplo, na província de Arezzo você pode conhecer o castelo de Poppi.
Na cidade nasceu Francesco Todeschini Piccolomini, Papa em 1503 com o nome de Pio III, e ainda hoje, nas igrejas, nos edifícios e ruas de seu centro histórico Sarteano mantém intacto o seu aspecto medieval. A igreja de San Martino, por exemplo, conserva um dos sinos mais antigos da Itália, de 1282.
Antiga terra povoada pelos etruscos, Sarteano também é uma meta interessante para quem curte arqueologia. A cidade possui um museu e uma necrópole com pinturas etruscas do IV século a.C.
Durante o verão, a cidade é bem movimentada porque organiza uma competição equestre chamada Giostra del Saracino. O evento, realizado em meados de agosto agosto, reproduz a batalha entre cavalheiros e um sauqueador árabe que ameaçava cristãos. Cavalheiros representando os cinco bairros da cidade duelam na Piazza Bargagli.
Sempre durante o mês de agosto, Sarteano também é palco de um festival de música jazz e blues que atrai muitos visitantes. Para quem estiver passeando de carro pela região, de Sarteano é possível visitar Castiglioncello del Trinoro, um burgo antes abandonado e hoje transformado em um albergo difuso, um inteiro vilarejo dedicado à hospitalidade de luxo.
Para o almoço, faça uma parada no pitoresco Convento di Santa Chiara (Via Costa Santa Chiara, 30), hoje hotel e restaurante, e ficará fascinado com os seus ambientes. Prove pratos locais e dedique todo o tempo necessário ao ritual “del pranzo”. Afinal, não é o ritmo slow que procura quem vem para a Toscana? Aproveite também para comprar uma lembrancinha local, uma peça de cerâmica artesanal na loja Il Volo (Via del castello, 2/4).
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui. RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.