Talamone. Uma vilarejo encantador no litoral da Toscana
Verão na Itália coincide com as férias escolares. Com a vontade de fugir do calor tórrido das grandes cidades. Com a necessidade de aproveitar o sol e o mar depois de meses dentro de quatro paredes. De pescoços envolvidos por cachecóis e pés protegidos por sapatos impermeáveis.
O meu problema é que sou um pouco reticente em matéria de praias. Mesmo em um contexto urbano, brasileiros estão acostumados com quilômetros de areia. Com a certeza de mimetizar-se entre os banhantes. Com a possibilidade naïf de estender uma esteira, apoiar os chinelos em qualquer lugar e mergulhar no mar.
Na Itália não é bem assim. A maioria das praias é controlada pelos chamados stabilimenti balneari, estruturas que possuem a licença para administrá-las. Isso significa que as praias livres (gratuitas) são uma minoria e que para desfrutar de seus territórios mais amplos você precisará pagar por serviços como o uso de guarda-sol, cadeira reclinável, chuveiro e banheiro.
Geralmente, as praias frequentadas por habitués tem uma organização geométrica. As espreguiçadeiras são alinhadas e distribuídas em filas. E pior para você se o seu vizinho não for um exemplo de convivência pacífica em um espaço restrito.
Tenho dificuldade para aceitar esse modelo e por isso sou seletiva e penso duas vezes antes de partir para um destino de praia na Itália.
Se você procura o charme do litoral da Toscana com a privacidade de praias selvagens no Parco Naturale della Maremma, considere a hipótese de conhecer Talamone, na província de Grosseto.
A área conhecida como Maremma estende-se entre uma parte do Lazio e as províncias de Livorno e Grosseto e, erroneamente, essa parte da costa toscana costuma ficar de fora dos roteiros tradicionais pela Itália.
O litoral alterna enseadas rochosas com praias de areia, ambientes marinhos ideais para quem gosta de mergulhar, cidades exclusivas e com resorts de luxo.
Nós ficamos em um apartamento do Podere Caprarecce, do Agriturismo Club Le Cannelle. O diferencial é que a estrutura garante acesso a uma praia particular, com acesso exclusivo, e circundada por uma reserva ambiental composta por oliveiras e arbustos mediterrâneos.
Para quem procura isolamento total, é possível hospedar-se no interior da Torre Rivolta, uma construção de 1500 com uma vista de 360 graus do mar e das colinas toscanas.
Talamone faz parte do território de Orbetello e fica a cerca de 190 quilômetros de Roma. A cidade e pequena mas graciosa e dominada por uma Rocca Aldobrandesca, uma fortaleza para avistamento e defesa do porto de eventuais inimigos erguida pela poderosa família Aldobrandeschi no século XIII.
O monumento fica aberto ao público aos sábados, domingos e feriados e o valor do ingresso fica a critério do visitante. Vale a pena chegar até lá para contemplar o panorama do porto de Talamone e do Golfo dell’Argentario do do alto da cidade.
Talamone também reúne praias ideais para quem pratica surf e mergulho, mas vale a pena saber que a maioria delas não é de areia, mas são rochosas, e que a maioria das estruturas hoteleiras também organiza diversos percursos de trekking.
Depois da praia, o ideal é curtir o fim da tarde para um aperitivo de frente para o mar em um dos diversos restaurantes ou barzinhos da cidade. Se preferir jantar, reserve uma mesa no Il Vicoletto, no centro histórico. Considere também a hipótese de esticar a sua viagem até o esotérico Giardino dei Tarocchi, nos arredores de Capalbio.
Sobre praias na Itália, leia também:
Anzio e a praia arqueológica com as grutas e vestígios da residência de Nero
A praia do Pedocin em Trieste e o muro que separa homens e mulheres
Entre mar e história. Os vilarejos da Costa degli etruschi na Toscana
Castello di Santa Severa agora é um dos albergues mais belos da Europa
Roma ganhará praia artificial nas margens do Tibre
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.