Anzio praia
Conselhos de bate-volta

Anzio e a praia arqueológica com as grutas e vestígios da residência de Nero

Aparentemente, praias e sítios arqueológicos são duas realidades inconciliáveis. O passar dos séculos, a força corrosiva da maresia, a urbanização e tantos outros fatores boicotam a preservação de vestígios da história, mas no litoral da região do Lácio ainda é possível encontrar heranças da grandiosidade romana.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Aqui no Post-Italy.com já dediquei posts ao Castelo de Santa Severa e à Ostia Antiga, mas esses não são os únicos lugares da costa que merecem um bate-volta  saindo de Roma.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Estamos acostumados à ideia de encontrar tesouros arqueológicos em museus ou em sítios protegidos por segurança, mas em Anzio (antigamente Antium) eles estão ao ar livre, de frente para o mar.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Em Anzio nasceram dois imperadores e parentes de gênio forte: Calígula – tio de Nero e promotor dois bacanais em navios no Lago di Nemi – e Nero, que entrou para a história injustamente acusado de ser um piromaníaco.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Na verdade, os historiadores acreditam que durante o incêndio que destruiu a capital, entre 18 e 19 de julho de 64,  ele não estava em Roma, mas em Anzio, e que logo depois da tragédia foi o responsável por um grande projeto de reconstrução da cidade.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Ele teria ditado regras rígidas para a planificação urbana, proibindo, por exemplo, o uso da madeira, estipulando uma altura máxima para as moradias e exigindo uma distância mínima entre habitações romanas. Na mesma época, ele ordenou a construção de sua grande residência imperial, a Domus Aurea ou Casa Dourada, cujos vestígios ainda podem ser visitados na capital.

Anzio, praia no litoral do Lácio

A sua mania de grandeza já era evidente em Anzio. Na cidade litorânea Nero ordenou a construção de um porto com uma superfície de 34 hectares, uma vasta área de armazéns portuários hoje conhecidos como Grotte di Nerone (Grutas de Nero) e uma luxuosa residência imperial com vista para o mar, chão decorado com mosaicos, termas quentes (Callidarium) e até um templo citado nos versos do poeta Orazio.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Na villa Nero tinha até uma biblioteca decorada com detalhes de ouro e um museu particular com estátuas famosas como Apollo del Belvedere (escultura de 2,20 metros hoje presente nos Museus Vaticanos), o Gladiadore Borghese (exibido no Louvre, em Paris) e Fanciulla da Anzio (de 1,70 metros e conservada no Museo Nazionale Romano di Palazzo Massimo).

Anzio, praia no litoral do Lácio

O edifício tinha pelo menos três andares e na época também servia de referência para os navegadores.

Anzio, praia no litoral do Lácio

A residência foi frequentada pelos imperadores que governaram Roma depois de Nero e hoje o que resta dela são algumas partes de sua estrutura. Na década de 70 a maré provocou danos em um muro recoberto de afrescos e o que restou deles encontra-se no Museo Civico Archeologico de Anzio.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Hoje uma estátua lembra a figura do imperador e em Anzio ainda é possível frequentar a praia onde ficam as grutas chamadas Grotte di Nerone.

ANZIO

Caminhando pela areia da praia o cenário é insólito. Além do tradicional farol no alto de uma rocha, é estranho cruzar com grutas que exalam história e encontrar turistas que as usam (apesar da proibição da prefeitura) para apoiar a própria canga ou outros objetos pessoais.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Na luta entre a história e a incivilidade, até um imperador vanguardista e que enfrentava a classe conservadora como Nero se escandalizaria. O que vale a pena é curtir a singularidade da paisagem. Admirar a genialidade do imperador e voltar para casa com fotos de um lugar único.

Anzio, praia no litoral do Lácio

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *