A fábrica dos sonhos do Teatro dell’Opera de Roma
Não é preciso ser amante da lírica ou conhecer os seus grandes compositores para admirar o mundo da ópera.
Muitos de nós, por exemplo, já ouviram ou conhecem pelo menos um pedacinho de uma aria como “La donna è mobile” (Rigoletto) ou “Nessun dorma” (Turandot), entre outras.
As maravilhas cênicas criadas por esse gênero artístico encantam pela opulência e pela riqueza de detalhes e, nesse setor, os italianos são maestros.
O primeiro local italiano que os estrangeiros associam à opera é o Teatro alla Scala, em Milão, mas o Teatro dell’Opera de Roma, também conhecido como Teatro Costanzi e inaugurado em 1880, é uma fábrica de sonhos.
No palco, tudo funciona perfeitamente graças a um laboratório que desde a década de 30 é situado na Via dei Cerchi, nos arredores do Circo Massimo e da Bocca della Verità.
Por trás de um portão aparentemente anônimo, em um edífício que antes era uma fábrica de macarrão, esconde-se um grande espaço que abriga mais de 60 mil vestidos e realiza artesanalmente as cenografias do Teatro dell’Opera de Roma.
Em uma marcearia, profissionais realizam manualmente cada detalhe idealizado por grandes nomes como come Luchino Visconti, Franco Zeffirelli ou Dante Ferretti, só para citar alguns.
Ali, a tecnologia não é protagonista. Os cenários são decorados com cores e pigmentos naturais, como no passado, hábeis costureiras realizam e bordam cada vestido, artesãos modelam joias e perucas.
O laboratório, infelizmente, não é aberto ao público, mas uma chance imperdível para conferir de perto algumas de suas maravilhas cênicas é a mostra intitulada Artisti all´Opera.
Organizada no interior do Palazzo Braschi, no arredores da Piazza Navona, a exposição reúne vestidos e cenografias realizados por artistas (como Picasso e William Kentridge) e estilistas de fama internacional para o Teatro dell’Opera de Roma, além de figurinos, maquetes, croquis e até uma cortina teatral idealizada pelo pintor Giorgio de Chirico para uma representação de Otello, em 1917.
Outro destaque é o vestido usado por Maria callas em Turandot.
Impossível não ficar encantado com tanta beleza, esperando a chance de conferir uma ópera no próprio teatro ou nas Termas de Caracalla, durante o verão romano.
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.