A tradição dos presépios artesanais na Itália
A Itália é um país de maioria católica e, sendo assim, de norte a sul do país o período de Natal coincide com tradições como aquela dos presépios.
Muitas famílias montam a árvore de Natal e o presépio no feriado de 8 de dezembro, dia dedicado à Immacolata Concezione; a concepção da Virgem Maria no ventre de sua mãe.
Em Roma, é nessa data que é ativada a iluminação da árvore que decora a Piazza Venezia, no centro histórico, mas em outras partes da cidade como a Piazza San Pietro ou a Sala del Bramante, ao lado da Basílica de Santa Maria del Popolo, também é possível contemplar presépios. Ali, artistas do mundo todo exibem presépios realizados com diferentes materiais em uma mostra que acontece todos os anos, intitulada “100 Presepi”. A exposição acontece até o dia 7 de janeiro.
A paciência, o talento manual e o amor pelos detalhes transformam a Itália em um dos países com grande número de artesãos dedicados à arte dos presépios. Talvez você já tenha ouvido falar de San Gregorio Armeno, a característica rua de Nápoles famosa por vender o ano inteiro presépios artesanais de todos os tipos. É possível comprar um presépio inteiro ou só alguns personagens, dos mais clássicos até os mais irreverentes como Maradona, ex- jogador do Nápoles, o princípe William ou de Donald Trump.
Acredita-se que a arte do presépio napolitano tenha raízes antigas, desde a época pagana, quando os devotos ofereciam pequenas estátuas de terracota à Cerere, divindade ligada à terra e à fertilidade. Com o passar dos séculos o costume renovou-se com a oferenda de estátuas a Santa Patricia, protetora de Nápoles, e a São Gregório. Aos seus pés eram colocadas estátuas com as feições dos homens e mulheres que recebiam graças e assim, nos arredores da igreja de San Gregorio Armeno há mais de quatro séculos nasciam os primeiros laboratórios especializados na criação de estátuas com fisionomia humana.
Até hoje, várias gerações de famílias napolitanas dedicam-se à essa arte, modelando os personagens, pintando-os com cores a óleo, entalhando peças em madeira e confeccionando as suas roupas tradicionais.
A arte dos presépios supera gerações. Cada território encontra una maneira peculiar de expressar a própria criatividade. Em Manarola, Cinque Terre, Mario Andreoli, um senhor nascido em 1928, organiza pessoalmente sobre uma colina um presépio com 250 personagens.
Em outras partes da Itália, em datas específicas, também é comum assistir ao “Presepe Vivente”, a representação do presépio vivo. Na pitoresca Civita di Bagnoregio, o espetáculo acontecerá nos dias 26 e 30 de dezembro e 1, 6 e 7 de janeiro das 16h30 às 19h30.
Ainda no Lazio, um lugar imperdível é Greccio, local do primeiro presépio da história idealizado por São Francisco de Assis.
Para encantar as crianças, outros passeios encantadores nos arredores de Roma são Nemi e Sermoneta, onde você encontrará o laboratório chamado “C´era una volta” (Era uma vez…) com personagens animados que representam os principais trabalhos artesãos na Itália. Uma emoção para adultos e pequenos.
PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS
Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.