La Dolce Vita, o trem de luxo Orient Express que percorre a Itália de norte a sul
na versão italiana Um hotel de luxo sobre trilhos. O chamado “La Dolce Vita Orient Express” não propõe uma simples viagem, mas uma experiência que envolve os cinco sentidos.
No dia 2 de abril será lançada oficialmente a venda das passagens para embarcar na versão italiana daquele que foi o primeiro trem europeu a unir Paris e Istambul: o Orient Express. A genial invenção de Georges Nagelmackers foi introduzir, no velho continente, vagões-dormitório e vagões-restaurante em um trem para uma elite de passageiros.
Sua rota foi alterada diversas vezes e interrompida durante as guerras mundiais, mas o que nunca passou de moda foi o seu fascínio, ingrediente utilizado inclusive na literatura e no cinema.
Na cultura popular, o trem é associado ao famoso romance Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, e no filme From Russia with Love e A volta ao mundo em oitenta dias, entre outros.
Como um hábil escritor de um romance policial, onde nada é deixado ao acaso e todos os detalhes são estudados minuciosamente, no “La Dolce Vita Orient Express” tudo foi planejado para surpreender.
No total, são seis trens. Cada um com onze vagões, doze cabines deluxe, dezoito suítes e uma suíte Honor. Cada trem poderá hospedar até 62 passageiros.
A visão dos passageiros será premiada com algumas das paisagens mais icônicas da Itália, declinadas em nove itinerários que atravessam quatorze das vinte regiões italianas: Veneza e Portofino, Veneza e Siena, Matera e Palena, a chamada «Transiberiana Italiana», Montalcino, com uma viagem entre os vinhos otalianos, Monferrato, abordando a combinação vinhos e trufas, o sul da Itália, com Palermo e Maratea, com o percurso “as maravilhas da Sicília e do Mediterrâneo” ou uma exploração da costa de Palermo até Roma. Cada itinerário dura uma ou duas noites.
No vagão restaurante serão oferecidos pratos tradicionais a base de receitas locais preparadas por chefs de fama internacional e, antes da partida, na capital italiana, será inaugurado um lounge no interior da estação Termini para receber os passageiros do Orient Express.
Os valores das passagens oscilam de acordo com o itinerário escolhido e a data de partida. Para uma noite em uma cabina deluxe, o preço estimado, por pessoa, é de aproximadamente 3500 euros, mas pode chegar a 4700 em uma suíte.