Turismo sustentável. Como ser um viajante melhor em Roma
Pequenos gestos que fazem muita diferença. Viajar também pode ser um ato político, em seu significado mais amplo. É possível explorar o mundo e, ao mesmo tempo, praticar o turismo sustentável?
Quem acompanha as mídias sociais deve ter lido que entre as dez tendências para viagens em 2019, o Pinterest incluiu o tema “viagem sem lixo” ou “zero waste travel”. As buscas relacionadas a esse assunto tiveram um incremento de 74% no último ano. Provavelmente você deve estar pensando que se trata de uma moda passageira e que se a sua meta é a Europa ou outros países do primeiro mundo você está imune a conselhos sobre sustentabilidade.
A verdade é que cada um de nós, viajantes, gera um impacto não indiferente nos territórios que visitamos e, sim, podemos e devemos fazer mais pelo nosso planeta. Como? Aqui vão algumas sugestões.
Para começar, lembre-se que nem sempre é necessário desperdiçar papel e imprimir as suas passagens aéreas e reservas de hotéis. Na maioria dos aeroportos e estruturas hoteleiras, o arquivo PDF com todos sos seus dados é suficiente para embarcar ou fazer o seu check-in.
Em qualquer hotel do mundo, se não for realmente necessário você pode aderir a iniciativas que evitam a troca diária de lençóis e toalhas, reduzindo significativamente o consumo de energia, de água e de tensoativos. Outro hábito que você pode adotar é aquele de desligar o ar condicionado e as luzes antes de deixar o quarto se eles não forem desativados automaticamente.
Quem viaja com frequência também aprende que é mais fácil levar na mala peças de roupas que combinam entre si e de tecidos que não amassam e dispensam o uso do ferro elétrico. Na hora de fazer a sua necessárie, invista em um kit reutilizável que você pode encher com seus produtos de beleza preferidos a cada viagem, em vez de comprar novas embalagens de shampoos, cremes e afins.
Sempre que possível, evite o uso do carro. Cidades como Roma oferecem a chance de concentrar grande parte de seus monumentos no centro histórico. Sendo assim, você poderá explorá-la facilmente a pé ou com bicicletas, contribuindo para reduzir as emissões de CO2.
Durante os seus passeios pela cidade eterna, você pode evitar a compra de garrafas de água mineral e enchê-las, de graça, em um dos tantos “nasoni” (narigões ou bicas) de água potável.
Outra maneira de contribuir com uma cidade mais sustentável é comprar alimentos a “km 0”, diretamente de produtores locais. Em Roma, você pode visitar o mercado agrícola Campagna Amica que acontece aos sábados nos arredores do Circo Massimo (Via di san Teodoro, 74) e que vende produtos como queijos, doces, frutas e verduras. Lembre-se de levar com você uma sacola reutilizável porque na Itália as sacolinhas de plástico tradicional já foram abolidas e aquelas em plástico reciclável são cobradas do cliente.
Você também notará que em alguns parques da capital ainda circulam as chamadas “botticelle”, carroças puxadas por cavalos. Apesar da prefeitura ter limitado os passeios a uma duração máxima de 45 minutos, de ter imposto vínculos para o serviço durante o verão e ter proibido a sua circulação pelo centro, ainda há turistas que não renunciam a esse tipo de atração.
Roma é uma cidade bela e, o mesmo tempo frágil. Algumas de suas atrações históricas, como as escadarias de Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna, foram recentemente restauradas graças a patrocinadores privados. Comer sentando-se em seus degraus é um comportamento desrespeitoso que os romanos não aprovam.
Roma esbanja museus e igrejas com obras de arte de prestígio e, com muita probabilidade, você visitará um deles. Claro que a tentação de fazer um selfie diante de esculturas como a Pietà, de Michelangelo, ou de um quadro de Caravaggio é grande. Só lembre-se que está dentro de um lugar sacro e que o seu bastão de selfie pode não agradar quem estiver dentro do edifício de culto por motivos não estritamente turísticos.
A cidade está lotada? Vale a pena saber que usando o trem você pode optar por um bate-volta até cidades menores mas não menos fascinantes nos arredores de Roma, contribuindo com a economia de pequenos vilarejos. Sobre esse tema, não deixe de ler o post 20 incríveis programas de bate-volta saindo de Roma.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.