Informações práticas

Veneza cobrará cinco euros de turistas que não pernoitarem na cidade

Era esperado, mas não obvio. Veneza será a primeira cidade do mundo a pagamento. Depois de um fervoroso debate, a maioria dos conselheiros da prefeitura de Veneza (24 votos a favor e 12 contra) aprovou a medida que prevê a cobrança de um ticket do valor mínimo de cinco euros dos turistas que passarem um só dia na Laguna.

Será necessário reservar a ida a cidade em um site multilíngue, ainda não disponível.

O projeto será lançado em fase experimental a partir de 2024. Durante 30 dias, a prefeitura avaliará o impacto dessa decisão durante o período de maior fluxo turístico na cidade, como feriados prolongados ou os finais de semana dos meses de primavera.

O ingresso será cobrado de pessoas com mas de 14 anos e o objetivo é desincentivar o chamado “turismo mordi e fuggi”, aquele de quem não permanece vários dias na cidade e não gera um impacto econômico positivo para Veneza.

Além disso, espera-se que com essa medida de tutela a Unesco não coloque mais em risco a classificação da cidade como patrimônio mundial da humanidade.

Estima-se que a cidade receba cerca de 10 milhões de turistas por ano e que os efeitos do chamado “overtourism” refletem-se na vida cotidiana dos habitantes de Veneza.

This article has 2 comments

  1. José Avelino de Lima Rodrigues Campos

    Salve Anelise,

    Tutto bene? Já tenho visto notícias sobre isso a algum tempo mas tenho uma dúvida que persiste. Quem ficar hospedado em Mestre terá que pagar essa taxa? Estou planejando voltar a Veneza nop carnaval de 2024 mas pretendo alugar um airbnb em Mestre pois os preços na ilha estão fora do normal. Você tem essa informação? Grazie mille!

  2. anelise sanchez

    Ola Jose! Bom dia! então, esse é um tema em pauta ha muito tempo e foi definitivamente aprovado dia 12. Se voce ficar hospedado em Mestre não pernoita em hotel da laguna então sera preciso pagar a taxa sim. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *