Viajar ou não também pode ser um gesto político
Você já desistiu de uma viagem por um motivo ético ou porque, de alguma maneira, o país que pretendia visitar não corresponde aos seus princípios?
Tenho refletido sobre esse tema há tempos porque nos últimos anos, alguns fatos me deixaram perplexa e me fizeram pensar duas vezes antes de embarcar para determinada nação.
Não se trata de estipular um ranking de países bons ou malvados. Primeiro porque nunca acreditei em polarizações extremas ou em uma dialética maniqueísta.
Parto do pressuposto que em qualquer lugar do mundo existam pessoas com valores e outras sem escrúpulos e que até nas nações maia ricas do mundo não faltem parcelas de desigualdades.
Só para citar exemplos europeus, sugiro que assistam um filme como “Entre dois mundos”, de Emmanuel Carrère, sobre os trabalhadores noturnos que realizam com tempo contado a limpeza em ferry-boats ou que leiam sobre a rotina de centenas de imigrantes africanos que vivem em condição de indigência e com subempregos nas colheitas agrícolas.
Segundo porque em nossa escala de valores, cada um de nós tem uma “soglia” ou margem de tolerância. O que é inadmissível para mim pode não ser para você e vice-versa.
Pessoalmente, teria dificuldade para adotar um olhar condicente visitando um país onde um cidadão italiano foi barbaramente torturado e os vértices de seu governo não colaboraram com a justiça. Ou para uma nação que exalta a sua autoridade em público, exibindo prisioneira italiana com correntes nos tornozelos, ou esteve sob os holofotes por ter assassinado e cortado em pedaços um jornalista opositor de um regime.
Pode ser que um dia visite essas nações, mas não sei se a minha percepção será imparcial.
Claro que ao tirar férias e viajar a maioria de nós procura leveza. Por outro lado, também é verdade que nosso maior poder é aquele de apoiar ou boicotar causas que nos parecem justas ou injustas e que suas escolhas ou não escolhas te representam.
O turismo também é um impulso econômico e pode ser um gesto político, em seu sentido mais amplo.
Agora me conta, já deixou de visitar alguma meta por um motivo específico?