Villa d’Este em Tivoli e suas fontes monumentais
Para quem procura um passeio inesquecível nos arredores de Roma, Tivoli é uma das melhores opções.
Em um único dia, você pode combinar as visitas à Villa Adriana, – uma das mais fascinantes mansões construídas durante o Império Romano – e à Villa d´Este. Ambas foram declaradas patrimônio mundial pela Unesco e representam uma ótima atração para uma gita fuori porta, ou seja, um passeio fora da cidade.
Desde o período da República, o território de Tivoli era muito amado pelos romanos pela sua posição estratégica. Além de situar-se em proximidade de fontes termais e das cascatas do rio Aniene, a cidade era famosa pelo ar puro. Essas características incentivaram personalidades como os imperadores Adriano e Traiano ou o poeta Orazio a construir mansões em Tivoli.
Nesse post você pode conferir todos os detalhes sobre a fascinante Villa Adriana, mas Villa d´Este não fica devendo nada em beleza nada para lugares mais famosos como os jardins do Palácio de Versalhes, na França.
A luxuosa villa foi construída pelo arquiteto Pirro Ligorio a pedido do cardeal Ippolito d’Este, o filho da poderosa Lucrezia Borgia. Vocês já assistiram alguma temporada do The Borgias?
O período era aquele por volta de 1500. Naquela época, no local da mansão existia a estrutura de um mosteiro beneditino e o grande desafio do arquiteto foi projetar um palácio que se adaptasse ao terreno com declives.
O edifício possui um lindo pátio e salas ricamente decoradas com afrescos, mas a maior atração de Villa d´Este são os seus jardins monumentais arranjados em terraços. O terreno em declive foi aproveitado para a criação de espetaculares fontes em cascata projetadas por Pirro Ligorio e Giacomo della Porta.
Do alto do palácio, a vista de estátuas, chafarizes e fontes é muito cenográfica e revela o luxo ao qual não renunciavam os expoentes da igreja católica.
Você percorrerá corredores, escadas e vielas ornamentadas por belezas como a Grotta di Diana, a Fontana del Bicchierone (de Bernini) e até a chamada Rometta (pequena Roma), um modelo reduzido de monumentos importantes de Roma como a Ilha Tiberina e a figura da loba.
Entre as fontes, uma das mais famosas e surpreendentes é a Fonte do Órgão, que tocava música graças a um incrível sistema que usa a força hidráulica. Durante um bom tempo, Villa d´Este sofreu com o degrado e o abandono, mas atualmente os jardins estão em ótimo estado de conservação e merecem uma visita.
Para chegar lá: Se estiver sem carro, pegue a linha B do metrô de Roma na direção Rebibbia e desça na estação Ponte Mammolo. Ali passam os ônibus da empresa Cotral (Roma-Tivoli) que chegam até à parada Tivoli – Largo Nazioni Unite. As passagens podem ser compradas na banca de jornal no interior da estação.
É bom saber: Os ingressos para a Villa d´Este custam 10 euros e a villa fica aberta em novembro, dezembro e janeiro das 8h30 às 16h. Em fevereiro, das 8h30 às 16h30. Em março das 8h30 Às 17h15. Abril das 8h30 às 18h30. Maio, junho, julho e agosto das 8h30 às 18h45. Em setembro, das 8h30 às 18h15. Em outubro, das 8h30 até 17h30.
Um dos lugares mais incriveis de Italia e ainda não estupidamente massificado pelo turismo, qual das fontes a mais bonita?
Verdade, Luis. Sem falar dos afrescos! 🙂