Booking.com
Epifania na Itália, 6 de janeiro
Informações práticas

Epifania na Itália: doce ou carvão?

No dia 6 de janeiro, feriado na Itália, as crianças de todo o país comemoram a Epifania ou Befana, o personagem da velhinha que visita as casas na noite do dia 5 levando guloseimas e presentes às crianças boazinhas e um doce que assemelha ao carvão àquelas desobedientes. No passado era comum presentear os pequenos com frutas, mas hoje, além dos doces, elas também recebem algum brinquedo ou lembrancinha. Por esse motivo, cada pequeno costuma pendurar uma meia vazia perto da lareira, na sala ou na cozinha esperando encontrá-la cheia de surpresas no dia seguinte.

Epifania na Itália, 6 de janeiro

A idosa é representada vestindo um xale, suja de fuligem de chaminés e usando uma vassoura para voar de casa em casa. Segundo os hábitos italianos, na noite do dia 5 é preciso deixar na cozinha uma xícara de leite, biscoitos ou outros tipos de comida para saciar a velhinha durante a sua longa viagem.

Epifania na Itália, 6 de janeiro

A festa, que também é uma tradição em outras nações europeias como França e Espanha, é associada ao Dia de Reis e a chegada dos três reis magos para adorar a Epifania do Senhor, ou seja, o nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus. A palavra “epifania” deriva do grego e indica uma “aparição” ou “manifestação” de algo ligado ao contexto sobrenatural ou divino.

Epifania na Itália, 6 de janeiro

Uma lenda conta que a velhinha não teria ajudado os reis magos a encontrarem o caminho para Belém. Arrependida do próprio comportamento, ela teria preparado uma cesta repleta de doces para crianças e percorrido o mundo na esperança de cruzar com o Menino Jesus.

Epifania, Itália

Ninguém sabe ao certo a origem da figura da Befana, mas uma hipótese é que desde a época do império romano existisse a crença de uma divindade que sobrevoava a terra germinada. Era uma maneira de esperar em uma colheita abundante e abençoar as plantações. Outras possíveis explicações para a sua origem são a realização de festas romana para celebrar os deuses Jano (que representava mudanças e transições) e Strenia (ligada à troca de presentes).

Epifania na Itália, 6 de janeiro

Na Idade Média, porém, o desprezo cristão por rituais pagãos facilita a difusão de lendas sobre bruxas que assombram crianças. Não é o caso que o nome da deusa Strenia relembre foneticamente a palavra strega (bruxa, em italiano). Foi só com o passar do tempo que o cristianismo voltou a ser associada à Epifania. A velhinha é adorada pelos pequenos e aqui na Itália também existe uma poesia dedicada à ela

Epifania na Itália, 6 de janeiro

La Befana vien di notte, con le scarpe tutte rotte, col cappello alla romana. Viva viva la Befana!” (A Befana chega à noite, com os sapatos quebrados, com o chapéu à moda romana. Viva Viva a Befana). Para quem estiver em Roma, no dia 6 de janeiro a Piazza Navona é repleta de barraquinhas de doces, guloseimas e de adultos vestidos como a Befana.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos de Roma ou o passe de atrações e transportes Roma Pass, adquirindo ingressos para shows e reservando passeios guiados com a Get your Guide nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60