Booking.com
Estocolmo, capital da Suécia
Ver

Bate-volta de Roma a Estocolmo: a capital da Suécia no inverno

Pessoalmente, visitar Estocolmo, na Suécia, provocou em mim um mix de sensações. Estive nesse capital europeia em dezembro, em pleno inverno escandinavo, na companhia de amigos queridos que moram na cidade.

Estocolmo, capital da Suécia

Fotos: Alfredo Santucci

Se a primeira impressão é aquela que fica, as minhas não poderiam ter sido melhores. Durante a fase de planejamento da viagem contatei a agência de promoção turística do país e recebi todas as informações necessárias para conhecer o melhor da cidade. Não desminto a eficiência nórdica.

Estocolmo, capital da Suécia

De Roma existem voos diretos para o principal aeroporto de Estocolmo (Arlanda) e de lá a melhor opção para chegar em menos de 20 minutos até ao centro da cidade é pegar o trem Arlanda Express.

Estocolmo

Conhecer Estocolmo durante o rígido inverno do norte da Europa é uma experiência com pros e contras. O frio é intenso mas suportável se usar roupas adequadas e todos os ambientes fechados são bem aquecidos.

Vasa, Estocolmo, vikings

Um dos super poderes da mãe sueca é a capacidade de enfrentar temperaturas polares com absoluta naturalidade. Todas saem empurrando o próprio carrinho de bebê no meio da neve e autorizam sem restrições as crianças a brincarem no parquinho no inverno. Ousadia? Não! Simplesmente instinto de sobrevivência.

Estocolmo, capital da Suécia

Todos sabem que o inverno é longo e seria um desperdício passar vários meses dentro de casa. Não sei se muitas mães italianas adotariam um comportamento similar. Nos parques públicos, já vi várias repetirem frases como “não corra” ou “ você vai suar”.

Estocolmo, capital da Suécia

A vida não para por causa do clima e se o sol raramente aparece os suecos adotam estratégias inteligentes como aquela de não usar cortinas e de iluminar as janelas com velas e candelabros. Claro que as atividades indoor são frequentes. Visitar museus, degustar algo bem quentinho em uma cafeteria ou organizar um jantar entre amigos são hábitos comuns. No entanto, mesmo nos dias mais escuros a cidade é movimentada.

Estocolmo, viagem

O cenário é mágico se tiver a sorte de encontrar neve. Acredito que todo mundo volta a ser criança quando vê o cair dos primeiros flocos, quando cruza com os edifícios coloridos de Gamla Stan ou encontra as luzes e guloseimas dos típicos mercadinhos de Natal.

inverno na Suécia

Acostumada com o sol romano e com o fascinante céu alaranjado da cidade eterna, confesso que inicialmente fiquei um pouco desorientada com a falta de luz natural. Meu relógio biológico estava confuso. Quando imaginava que a hora do jantar estava se aproximando controlava os ponteiros e me dava contava que ainda não eram três da tarde.

Gamla Stan

O que notei na cidade é uma grande consciência ambiental, um sistema de segurança incrível, o respeito pelas crianças e pelas diferenças e um sistema de transporte público muito eficiente. Por outro lado, achei o custo de vida alto se comparado aquele de muitas cidades italianas. Se a sua ideia é aquela de passar poucos dias lá, o meu conselho é que planeje bem um possível roteiro. Localizada no mar Báltico, Estocolmo é formada por 14 ilhas ligadas por pontes e conferir todos os monumentos em pouco tempo será difícil. Por esse motivo, reúno nesse post algumas dicas das atrações que visitamos.

Estocolmo, capital da Suécia

Além do centro histórico de Gamla Stan e de suas ruas pitorescas como aquela da Storkyrkan, a igreja mais antiga da capital sueca, dedicamos mais tempo à atividades em lugares fechados.

Viajando com crianças, não deixamos de conhecer o parque Junibacken, localizado na (na ilha de Djurgården). Se trata de um parque inspirado na personagem ruiva e sardenta de Pippi Meialonga. Criada pela escritora Astrid Lindgren, Pippi é uma menina de nove anos, que mora sem pai nem mãe mas diverte-se aprontando aventuras em companhia de um cavalo e de um macaquinho. 

Estocolmo, capital da Suécia

Para conhecer em detalhes a cultura sueca, também estivemos no Nordiska Museet, um espaço que reúne informações sobre à moda, aos brinquedos, ao design e ao folklore e à população Sami, de origem lapônica.

Para adultos e crianças, outra atração imperdível é o Vasamuseet, um museu fascinante construído ao redor do Vasa, o navio real projetado em 1628 a pedido do rei guerreiro Gustavo Adolfo II, mas que afundou em sua primeira viagem. Para completer a nossa visão sobre a cultura local, estivemos no Historiska Museet (Narvavägen 13) e prestigiamos o seu vasto acervo dedicado aos vikings.

Estocolmo, capital da Suécia

Nos deslocávamos quase sempre de metrô e vale a pena sublinhar que cada estação é um espetáculo arquitetônico underground. Do ponto de vista gastronômico, provamos sabores raros para o paladar brasileiro – como carne de alce ou rena – no Ardbeg Embassy Stockholm (Vasterlanggatan 68), situado em Gamla Stan) e degustamos doces no Sturelkatten (Riddargatan, 4), uma graciosa cafeteria de estilo vintage.

Voos: Reservando com antecedência, é possível encontrar tarifas de ida e volta Roma-Estocolmo a um preço médio de 120 euros.
Hospedagem: Ficamos no Nordic Sea Hotel, ao lado da estação do Arlanda Express, aquele que também possui o Ice Bar.
Transporte: Compre o SL Access Card, cartão eletrônico recarregável que pode ser adquirido nas lojas de conveniência Press Byran ou vá até o Stockholm Tourist Center (Vasagatan, 14) e adquira a Stockholm Card, cartão que permite o uso do transporte público e o ingresso nas principais atrações da cidade.
Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos de Roma ou o passe de atrações e transportes Roma Pass, adquirindo ingressos para shows e reservando passeios guiados com a Get your Guide nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60