Booking.com
lago em bracciano
Brisa de lagoSentir

Passeando pelo Lago di Bracciano e Castello Odescalchi

Nem só de belezas históricas e arquitetônicas vivem os romanos, que também adoram o contato com a natureza e não perdem a oportunidade de curtir bons momentos ao ar livre. Com a chegada da primavera e durante o verão, é comum enfrentar o típico exôdo dos finais de semana para aproveitar a brisa do litoral romano ou organizar um piquenique a beira de um dos lagos do Lácio.

castelo-odescalchi-bracciano

Antes de mais nada, algumas informações práticas: o Lácio é uma região da Itália central e o seu território é dividido em cinco províncias: Roma, Frosinone, Viterbo, Latina e Rieti.

A capital do Lácio é, obviamente, Roma, e nessa região existem três grandes lagos: aquele de Bolsena, o Lago de Vico e o Lago de Bracciano, talvez o mais famoso entre eles.

bate-volta próximo à Roma

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar de Bracciano porque, vira e mexe, essa localidade costuma ocupar espaço na mídia graças ao casamento (hoje já desfeito) de celebridades. Tom Cruise e Kate Holmes e Eros Ramazzotti e Michelle Hunziker festejaram o próprio casamento no castelo da cidade de Bracciano.

Situado ao norte da provincia de Roma, o Lago di Bracciano, também conhecido como Lago Sabatino, é muito procurado por quem pratica esportes aquáticos, famílias com crianças e também por aqueles que curtem passeios românticos. Na cidadezinha de Bracciano, a atração principal é a Fortaleza Orsini-Odescalchi, considerada uma das mais majestosas de toda a Itália.

visita à bracciano

O castelo possui uma estrutura pentagonal e começou a ser construído na segunda metade do século XV pela família Orsini e, mais tarde, passou a ser uma propriedade dos Odescalchi, a mesma família do papa Inocêncio XISua beleza é incrível. São cerca de 3 mil m² caracterizados por muralhas, seis torres, um hall que abrigou personagens ilustres como o Papa Sixto IV, uma biblioteca e salas finemente decoradas por afrescos, como aqueles de Antoniazzo Romano, além de uma vasta exposição de armaduras medievais e um jardim secreto.

lago em Bracciano, Lácio

Algumas lendas continuam, até hoje, alimentando a fama dessa fortaleza. Muitos acreditam que o senhor do castelo, Paolo Giordano Orsini, depois de ter se apaixonado por Vittoria Accoramboni,  estrangulou em Florença a sua esposa legítima, Isabella de Médici, e também o marido de Vittoria.

Outra versão da lenda sustenta que a Isabella de Médici recebia os seus amantes fazendo-os entrar em seus aposentos através de uma porta secreta.

vista do lago de bracciano

Exigente, a duquesa castigava aqueles que não conseguiam satisfazê-la, conduzindo-os até uma porta diferente, com acesso a um poço profundo com afiadas pontas de ferro. O Castello Odescalchi fica a menos de 50 quilômetros de Roma e pode ser visitado de terça a sexta das 10h às 18h (17h durante o inverno) e  aos sábados e domingos das 10h as 19h (18h durante o inverno).  O preço dos ingressos inteiros é de 8,50 euros e para verificar o horário de visitas durante o inverno, consulte o site http://www.odescalchi.it

CASTELLO ODESCALCHI di Bracciano:  Tel. 06.99802379 castello@odescalchi.it

Para chegar lá: De carro ou pegando o trem regional que sai da estação Roma Ostiense ou Roma Tiburtina e chega em Bracciano em cerca de uma hora.  Preço da passagem: 3,60 euros

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!


Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *