Blog sobre viagens e turismo na Itália.
Booking.com
palazzo zuccari roma
Roma secreta

Roma insólita: Palazzo Zuccari ou a bizarra casa dos monstros

Nos dias de hoje, poucas coisas são capazes de nos surpreender, no bom e no mau sentido. O circo nem sempre nos faz rir. O cinema em 3D já não parece tão realístico. Notícias trágicas se alternam na tela da televisão sem alterar o nosso apetite. Visitamos lugares remotos com a missão de acrescentar um “pin” em nosso mapa-múndi, nem sempre vivendo-o intensamente, deixando espaço para ser contagiado pela sua “magia”.

Palazzo Zuccari em Roma

Em Roma diversos homens tinham na cabeça a ideia de surpreender os seus visitantes. Se você pensa que na capital só encontra a arquitetura clássica, está enganado. A cidade eterna também tem um lado excêntrico, inesperado. O bairro Coppedè ou o Museo della Casa delle Civette (Museu da casa das Corujas), na Villa Torlonia, são só alguns exemplos.

Palazzo Zuccari em Roma

A próxima vez que passar por Roma e chegar até a Pizza di Spagna, não se limite a subir as escadarias de Trinità dei Monti ou a visitar o Convento de Trinità dei Monti.

Palazzo Zuccari em Roma

Depois que recuperar o fôlego, estique o seu passeio até a Via Gregoriana, mais precisamente até o número 28 dessa rua. Ali fica o Palazzo Zuccari, mais conhecido como La casa dei Mostri (A casa dos Monstros). Você reconhecerá facilmente um edifício com decoração bizarra; sua porta é enquadrada pelo rosto de um monstro gigantesco com a boca escancarada. À esquerda e à direita da fachada principal, dois monstros menores parecem prontos a devorar as janelas.

Palazzo Zuccari em Roma

A excêntrica ideia de adotar esse tipo de decoração foi do pintor Federico Zuccari, que projetou o edifício para a sua própria família em 1592. A história conta que o artista teria ficado fascinado com as figuras de pedra do Parque dos Monstros de Bomarzo, mas que ele morreu antes de ver o palácio concluído.

Palazzo Zuccari em Roma

O interior do palácio também é surpreendente e decorado com ciclos de afrescos Em seu testamento, ele especificou que, no futuro, o destino do Palazzo Zuccari deveria ser aquele de refúgio para estudantes de arte com poucos recursos econômicos. Uma espécie de refúgio filantrópico para artistas de várias nacionalidades. No entanto, as dívidas acumuladas por Federico foram tantas que a família foi obrigada a vender o edifício.

Com o passar dos anos, o Palazzo Zuccari teve diversos proprietários, vários deles ilustres. Em 1702, por exemplo, o edifício foi alugado para a rainha da Polônia, que reformou o edifício e o transformou em um centro cultural. Durante o século XIX, o local abrigou alguns artistas, realizando pelo menos em parte o sonho inicial de Federico Zuccari.

Palazzo Zuccari em Roma

A partir de 1904, o palácio conquistou um movo rumo. Foi comprado porEnrichetta Hertz, que ordenou a construção de um edifício de três andares com ingresso entre a Via Sistina e Via Gregoriana.

No grande complexo, Hertz colecionou quadros e criou uma biblioteca riquíssima de volumes. Um famoso escritor e poeta italiano, Gabriele D’Annunzio, frequentava os seus ambientes e citou o local em um de seus romances. Com a morte de Herz, os quadros do Palazzo Zuccari foram doados ao museu do Palazzo Venezia e abiblioteca foi doada ao governo alemão, que criou ali um centro de estudos e a chamada Biblioteca Hertziana. Hoje, o local é uma fonte de informações importante para pesquisas sobre a arte italiana e a sua biblioteca aberta a estudandes e pesquisadores credenciados.

EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *