Booking.com
centro de Roma, Trastevere
Informações práticasRioni de Roma

Falsos mitos sobre Trastevere

Não me odeiem por isso, mas nesse post gostaria de compartilhar alguns falsos mitos sobre o famoso bairro de Trastevere e contar uma experiência pessoal. Ok, concordo que em uma primeira viagem à Roma um passeio por lá é obrigatório, mas vamos combinar uma coisa, muita das afirmações sobre essa zona da capital são verdadeiros clichês.

Tantas pessoas acreditam que Trastevere é sinônimo de Roma verace, que lá vivem os romanos que melhor traduzem o espírito da cidade, como aqueles da periférica Garbatella.

bairro de trastevere

Não é bem assim. O bairro, obviamente, conserva muitas casas e prédios pitorescos, mas extremamente desconfortáveis porque possuem estruturas antigas e sem elevador. Mais do que romanos, Trastevere é a zona de moradia escolhida por estrangeiros, principalmente americanos, fascinados pela allure mágica do bairro.

Graças a sua fama, o bairro também pode representar uma armadilha caça-turistas desinformados.

casas de trastevere

Se estiver circulando pela capital de carro (coisa que desaconselho) e tiver que estacionar nos arredores de Trastevere, atenção com os parquímetros localizados no local.

Eu e meu marido constatamos pessoalmente que alguns imigrantes que se oferecem como “flanelinhas” bloqueiam as moedas inseridas no parquímetro com uma espécie de “clip”. Assim, você não consegue imprimir o papel com o horário do estacionamento e eles recuperam tranquilamente as moedas de euro que você inseriu na máquina.

portões de Trastevere

Fizemos um teste no último fim de semana e encontramos o mesmo golpe em várias máquinas de Trastevere, circundadas por pessoas suspeitas. O estacionamento nas faixas azuis da capital custa 1,20 por hora e felizmente conseguimos recuperar os 4 euros que havíamos desembolsado para passear pelo bairro.

Outro mito: nem tudo aquilo que é vendido em Trastevere é tipicamente italiano. A parte algumas lojinhas bem originais, lá você também encontrará o clássico comércio de bugigangas.

loja em Trastevere

Para quem detesta confusão, Trastevere também não é o melhor lugar para passear de madrugada porque garrafas e gente para lá de Marrakesh, parafraseando Caetano, podem transformar-se nos protagonistas da noite trasteverina.

Enfim, apesar de possuir até restaurantes estrelados, concordo que nem sempre todas as estruturas de Trastevere traduzem o melhor da gastronomia romana.

Portanto, se pedir massa, lembre-se de perguntar se trata-se de um prato precotto (pré-cozido) e desconfie se o seu pedido for servido poucos minutos depois de tê-lo escolhido no cardápio. Basta um pouco de atenção para curtir tranquilamente esse bairro lindo.

Repito, nem todos os restaurantes comportam-se assim, mas caso isso aconteça, conte para mim a sua experiência, compartilhando as suas informações com os leitores desse blog.

piazza trilussa em roma

Para comentários, favor utilizar o formulário presente no final da página.

 

 

 

This article has 10 comments

  1. cirleia

    Bom dia,muito obrigada por mais uma dica.Em Roma estarei no hotel Tritone,próximo a Fontana denTtrevi .Posso pedir outras dicas ???? Então lá vai: estou acompanhando seu blog(muitooooooooo bom) e já anotei a sorveteria, o bairro de trastevetesre,dicas dos restaurantes. Desejo saber mais onde comer massa ,pizza originais. E claro as lojas de bugingangas para os presentes.Prefiro um roteiro mais Romano e menos turísticos
    Obrigada
    Bjs

  2. Anelise Sanchez

    Querida,

    Para encontrar o melhor da gastronomia em um so lugar, aquela verdadeiramente italiana, vc poderia experimentar a Eataly, uma espècie de shopping center de produtos gourmet onde vc tb pode comer massasm,pizzas, experimentar sorvetes, doces e o espresso italiano. Nos proximos dias a amiga Luciana publicara aqui no blog um post sobre esse lugar fantastico!

  3. Cristiane

    Olá! Parabéns pelo blog… uma delícia de ver e ler.
    Estou planejando viagem para Roma em setembro, eu + marido + filho 4 anos e encontrei pelo booking um interessante apartamento com mini cozinha para ficar em trastevere, o que VC acha? É ruim com criança? Tem outro local/rua melhor para me indicar? Estou preocupada por conta do Rafa que terá de ficar caminhando… Pode me ajudar? Estou perdida, rsrsrsrs
    Obrigada desde já!
    Bjs

  4. Anelise Sanchez

    Querida, Cristiane, agradecemos os elogios!
    Nao vejo dificuldades em ficar em Trastevere com uma criança. O bairro tem pros e contras. Vc estada perto de tudo e conseguira se deslocar facilmente, mas geralmente os prédios de Trastevere costumam não ter elevador.
    Se seu filho cansar, considere que Roma é repleta de praças para parar, saborear um café e depois recomeçar seus passeios.
    Considere tb que de noite o bairro costuma ser super frequentado, mas se não tive problemas com barulho tudo bem.
    Abs e boa viagem!
    Anelise

  5. Anelise Sanchez

    Ah, esqueci de dizer que além da nossa pagina no Face, tb damos varias dicas na pagina do Google Plushttps://plus.google.com/b/103071493734751728231/103071493734751728231/posts/p/pub

  6. Pedro

    Olá! Foi ótimo achar este blog aos 45 do segundo tempo!
    Estou indo com a minha esposa para Roma dia 15 de maio e a princípio estamos procurando por apartamentos em Trastevere via Airbnb.
    Lendo este post acabei ficando na dúvida… Não vale a pena ficar em Trastevere? Ouvi tantas indicações que seria um bairro legal, com bares e restaurantes para curtir a noite, etc.
    Obrigado!

  7. Anelise Sanchez

    Ola, Pedro! Vale a pena sim, porque o bairro é bem central e voce estada perto do centro histórico.
    So nao espere encontrar um bairro moderno. Trastevere é pitoresco e voce vai adorar ficar la se não se preocupar com o vai e vem de turistas e com um pouco d barulho à noite.
    Boa viagem!
    Abs,
    Anelise

  8. Karla Almeida

    Nosso roteiro em Roma foi quase todo baseado nas dicas de vocês! Obrigada obrigada obrigada!!!!! Voltaremos aqui para comentar sobre nossas impressões sobre Trastevere, onde ficaremos hospedados.

  9. Anelise Sanchez

    Ficamos felizes, Karla!
    O nosso objetivo é esse mesmo: ajudar quem organiza uma viagem à Roma, esperando tornar a sua vida mais fácil, fornecendo aos leitores dicas sobre tudo aquilo que sabemos sobre a cidade e esperando que cada um deles apaixone-se pela capital italiana.
    Uma maneira de apoiar o nosso trabalho é divulgar o Turismo em Roma para os amigos, interagir sempre, comentando os nossos posts e, para quem puder, reservar o seu hotel preferido pelo Booking.com, diretamente do nosso site.
    Abs e boa viagem

  10. Fernanda

    Conheci o blog hoje através do “Conexão Paris” e estou adorando as dicas! Estão sendo muito úteis já que viajo para Roma em maio… da outra vez que estive em Roma, jantei num restaurante muito gostoso em Trastevere. Sou “leiga” mas me pareceu ser bem tradicional. O nome era “Il duca” (Vicolo Dè Cinque, 52)… comi uma lasagna deliciosa e uma alcachofra que desmanchava na boca… Agora me pergunto: será que fui iludida?! 🙁 Rsrsrsrs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *