10 curiosidades sobre o poeta Dante Alighieri
Em 2021 a Itália relembra os 700 anos da morte de Dante Alighieri, poeta, “pai” da língua italiana e autor da Divina Comédia, obra que o argentino Jorge Luis Borges definiu como “o libro mais belo de toda a literatura mundial”.
Nos dias de hoje ele seria mais do que um influencer, considerando o “peso” de Dante Alighieri sobre a língua e a cultura italiana.
Pensei em reunir aqui algumas curiosidades, lugares intimamente ligados ao poeta e dicas para quem quiser descobrir mais sobre uma das personalidades mais importantes da Itália. Depois me conte se você já conhecia algumas delas.
O seu nome era Durante di Alighiero, da família dos Alighieri, originária de Florença e ninguém sabe com exatidão a data de seu nascimento, estimada entre maio e junho de 1265.
Dante era membro de uma família rica e seu pai provavelmente era um agiota.
Quando Dante viu Beatrice pela primeira vez ele tinha apenas 9 anos e ela 8. Seu amor platônico durou a vida inteira, mesmo se ele era casado com Gemma Donati e ela com um rico banqueiro. Beatriz morreu aos 24 anos.
Algumas expressões inventadas por ele há mais de 700 anos continuam sendo usadas no idioma. Exemplos? “il Bel Paese” e “senza infamia e senza lode”, para indicar algo medíocre, sem grandes defeitos ou qualidades.
Ele envolveu-se com a política e acabou sendo exiliado. Na época existiam duas facções opostas. Os guelfi, que defendiam o Papa, e os ghibellini, que apoiavam o imperador. Depois de afastar os ghibellini de Florença, os guelfi brigaram e dividiram-se em dois movimentos: os guelfi brancos, contrários ao Papa Bonifacio VIII, e os guelfi negros, que o sustentavam. Em 1301 os guelfi negros assumiram o poder da cidade e eliminaram ou asfataram os seus adversários políticos. Dante foi um deles.
Em Florença pode visitar o Museo Casa di Dante, na Via Santa Margherita. Na província de Arezzo, diante do Castello di Poppi, fica uma estátua de bronze dedicada ao poeta, que se hospedou ali por um ano, durante o qual escreveu parte do Inferno da Divina Comédia.
O poeta passou seus últimos dias em Ravenna, onde se encontra o seu túmulo.
Em 2021 a Accademia della Crusca, equivalente da Academia Brasileira de Letras, publica todos os dias, em suas redes sociais, uma expressão ou palavra usada por Dante Aligheri. Para saber mais @AccademiaCrusca no Facebook
Para conhecer os lugares frequentados pelo poeta entre as regiões Toscana e Emilia-Romanha, não deixe de navegar o site www.viedidante.it
Um dos contos mais famosos de Jorge Luis Borges, El Aleph, foi inspirado na Divina Comédia, que o autor “descobriu” enquanto trabalhava na biblioteca do bairro Almagro, em Buenos Aires.
Para saber mais sobre o poeta, não deixe de ler o post:
Quem foi Dante Alighieri, “pai” da língua italiana e autor da Divina Comédia
Muito interessante Ebe
Grazie!
Pingback: Uma leitura ao dia (mai/22) – Blog de Leonardo Amorim
Pingback: Uma leitura ao dia (out/22) – Blog de Leonardo Amorim
Pingback: Uma leitura ao dia (jul/23) – Blog de Leonardo Amorim