Ouvir

O dialeto romanesco nas frases de um artesão da Via Margutta

Quando o assunto é ironia, os romanos demonstram que são mestres em traduzir em palavras pensamentos e comportamentos, inclusive aqueles mais reprováveis.

marmoraro via margutta

Muitas vezes, o dialeto romanesco beira o sarcástico. Para quem não está acostumado, muitas frases chegam a ser consideradas vulgares, mas é preciso sublinhar que a maioria dos romanos tem um caráter direto. Falam sem rodeios, sem filtrar as palavras, sem papas na língua.

Um exemplo? Para afirmar que ninguém é insubstituível usam a expressão: “morto ‘n papa se ne fa un antro” (algo como, se um Papa morre, escolhemos outro). Cinismo puro.

marmoraro bottega via margutta

O poder e a influência pontifícia sempre foram significativos na capital e outra palavra que até hoje só é usada em Roma é piotta, que os romanos usam como sinônimo de cem euros.

dialeto romanesco

A sua história, no entanto, é bem antiga. Segundo uma tese não conformada por todos os estudiosos, ela deriva do Papa Pio IX, cujo pontificado é o mais longo da história: 31 anos.

Foi ele que ordenou a emissão de uma moeda de ouro do valor de cem liras, que pesava 32,25 gramas e continha uma efígie papal. Piotta, portanto, é a maneira vexatória de fazer uma alusão ao nome do Papa Pio IX.

Se você quiser conhecer rum pouco mais de frases e expressões em romanesco, a minha sugestão é que visite a Bottega (loja) del Marmoraro, que fica na Via Margutta, a rua dos artistas.

marmoraro loja via margutta em roma

Esse artesão usa cinzel e martelo para reproduzir, no mármore, as frases mais emblemáticas desse dialeto. Sandro Fiorentino herdou a atividade do padre e representa uma página da história romana. Conhecia essa história?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *