Caravaggio e a trilogia de São Mateus em San Luigi dei Francesi
Já dediquei um post sobre as obras A conversão de São Paulo e A crucificação de São Pedro, realizadas por volta de 1601 por Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio.
Ambas as telas estão situadas na igreja de Santa Maria del Popolo e podem ser visitadas gratuitamente.
Como durante diversos séculos – principalmente durante o período do Renascimento – os Papas descedentes de famílias ricas e poderosas foram os principais patrocinadores e compradores de arte, é fácil imaginar porque muitas obras-primas italianas encontram-se no interior de lugares de culto católico.
É difícil visitar uma das inúmeras igrejas romanas e sair de lá decepcionado.
Seja qual for a sua sensibilidade estética, sempre haverá um estilo arquitetônico, um altar, um teto, escultura ou quadro capaz de te surpreender.
Essa emoção pode ser ainda maior se tiver a possibilidade de contemplar não uma, mas três telas de Caravaggio de uma vez só.
Em San Luigi dei Francesi, igreja nacional da comunidade francesa em Roma finalizada em 1589, você encontrará uma trilogia de pinturas dedicadas a São Mateus: Vocação de São Mateus, Martírio de São Mateus e São Mateus e o Anjo.
Esse lugar de culto fica bem pertinho do Pantheon e também pode ser visitado gratuitamente.
O importante é ficar de olho nos horários de abertura da igreja.
Esses quadros possuem um valor inestimável e são visitados por milhões de pessoas pela sua beleza, porque são extremamente realistas, pelo uso da técnica do chiaroscuro e porque mesclam um tema cristão com cenas de vida comum.
Alguns críticos acreditam que o artista preferiu começar o seu trabalho inspirando-se na Vocação de São Mateus, a obra que retrata o momento em que Mateus é convocado por Jesus para seguir a vocação religiosa.
Nessa obra, o santo é lembrado em em seu trabalho de coletor de impostos. Ele encontra-se em uma taberna e a dramaticidade da cena é acentuada por um ambiente escuro e asfixiante.
Caravaggio era um rebelde e costumava usar pessoas às margens da sociedade – como meretrizes – para representar personagens bíblicos e enfurecendo os seus clientes.
O passado de São Mateus é lembrado no dinheiro, colocado sobre a mesa, enquanto a figura de Cristo, quase escondida, convoca Mateus para a chamada divina.
No Martírio de São Mateus, um carrasco seminu está prestes a agredir a sua vítima, enquanto uma platéia observa a cena, incrédula.
A força expressiva da pintura é acentuada pelos olhos do próprio Caravaggio, que em um auto-retrato no fundo da pintura, foge covardamente em vez de evitar o delito.
Enfim, São Mateus e o Anjo foi realizada por volta de 1602 mas inicialmente recusada porque não conforme com a encomenda realizada ao pintor.
Na primeira versão do quadro, o santo era representado com a fisionomia de um homem do povo e quase analfabeto. Um anjo parecia guiar a mão do santo enquanto escrevia o próprio evangelho.
O quadro presente atualmente na igreja de San Luigi dei Francesi, com São Mateus retratado com uma auréola, foi a segunda pintada por Caravaggio.
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Anelise Sanches. Parabens por essa descrição desse lugar. Fui um engenheiro brasileiro e viajei muito pela Europa a serviço. Claro vi muita coisa em um tempo que maquina fotografica era para poucos. Voltei depois de longos anos para rever e degustar. Essa igreja foi um achado ao acaso. Sabia do Caravaggio mas não das suas obras. Um guia me trouxe a essa igreja. A emoção que senti ao ver essas 3 pinturas, voce conseguiu traduzir em palavras.
Obrigada de coração por seguir o blog e pelo elogio. O carinho dos leitores paga todo o tempo e dedicação ao site. Espero que possa voltar para a Itália em breve! Grazie!