
Civita di Bagnoregio, um dos vilarejos mais belos do Lazio
Visitar a encantadora Civita di Bagnoregio é sempre uma emoção. Talvez porque a imagem de uma cidade quase suspensa entre as nuvens me faz pensar em um conto de fadas.
Estive lá diversas vezes; a primeira delas quando escrevi para a Folha de São Paulo essa matéria sobre o cenário da novela Esperança, aquela cujo protagonista masculino era Reinaldo Gianecchini. Vocês lembram? Nos anos seguintes, acompanhei vários amigos brasileiros até lá e todos voltaram para casa maravilhados.
A natureza é a sua maior inimiga e, simultaneamente, uma aliada. A fama de cidade que morre afastou de Civita muitos moradores mas atraiu os turistas. Hoje, ela registra a presença estável de somente dez habitantes e um das personalidades que não resistiram ao charme da cidade é o diretor de cinema e prêmio Oscar Giuseppe Tornatore.
Esse burgo frágil, quase a beira de um precipício em contínua erosão, só é conectado ao resto do mundo graças a uma longa ponte. Percorrê-lo obrigatoriamente a pé, admirando a cidade situada no alto de um penhasco de tufo calcário é sempre uma experiência inesquecível.
A subida é puxada, mas assim que cruzamos o arco de pedra no ingresso de Civita é impossível ficar imune ao seu magnetismo. Suas ruínas, as casas decoradas com flores e suas vielas estreitas são o cenário perfeito para recriar um lugar surreal.
Garanto que voce vai ficar encantado com essa cidade.
Aqui, alguns de seus cantinhos para te inspirar.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!