Como é o Natal em Roma nesse 2020 atípico
Natal em Roma sempre foi um período bem movimentado. Em tempos normais, no mês de dezembro a cidade é muito procurada por turistas italianos e estrangeiros que desejam conferir a atmosfera de festas na cidade eterna.
Claro que não dá para comparar a quantidade da iluminação e as decorações de Natal em Roma com aquelas de outras metrópoles como New York, por exemplo.
De qualquer maneira, isso não quer dizer que você não se encantará com a sobriedade, as atrações e eventos previstos na capital em dezembro.
Os italianos começam a sentir realmente o clima de Natal a partir do dia 8 de dezembro, feriado na Itália dedicado à Imaculada Conceição.
Nessa data, o Papa desloca-se até à Piazza Mignanelli, nos arredores da Piazza di Spagna, para prestar uma homenagem à estátua da Virgem. Essa solenidade é muito aguardada e sempre atrai multidões, mas em 2020, para evitar aglomerações, o pontífice foi até lá bem cedo, sem anunciar antecipadamente a sua visita.
Tradicionalmente, é no dia 8 de dezembro que as famílias italianas montam a árvore de Natal e o presépio em suas casas.
Para os romanos, um momento muito aguardado é a colocação de uma grande árvore de Natal na Piazza Venezia, de frente ao Altare della Patria, para conferir o “Spelacchio”.
Para quem não sabe, em 2017 a prefeitura da cidade recebeu muitas críticas por ter comprado um pinheiro pouco vistoso, com ramos secos e folhagem escassa.
Desde então, a árvore colocada na Piazza Venezia foi apelidada pelos romanos de “spelacchio” (despelado) por sua aparência desoladora, mesmo se nos anos seguintes a árvore teve a sua revanche em termos de beleza arrebatadora.
Esse mês, apesar das instituições terem pedido cautela aos italianos para evitar aglomerações e diminuir o risco de contágios de Covid-19, no último domingo, 13 de dezembro, muitos romanos não renunciaram a um passeio pela cidade.
O número consistente de pessoas obrigou a polícia local a controlar o fluxo de visitantes de áreas como a Fontana di Trevi e o fechamento temporâneo de duas estações de metrô: Spagna e Flaminia.
Ninguém quer perder a chance de caminhar pelas ruas do centro histórico para conferir os enfeites, começando pela famosa Via del Corso e a decoração suspensa que vai até a Piazza del Popolo.
Geralmente, todos os anos as ruas mais iluminadas são aquelas das boutiques de luxo, como a Piazza di San Lorenzo in Lucina, a Via dei Condotti e a Via Frattina, além da famosa Piazza di Spagna.
Esse ano, outra praça que tem atraído muitos visitantes é a Piazza Navona, protagonista de projeções e luzes coloridas sobre suas fontes mais famosas, como a Fonte dos Quatro Rios. O espetáculo repete-se a cada 20 minutos, todos os dias, das 17h às 21 horas.
Outro ponto de encontro importante para os romanos durante a época das festas de final de ano é a Piazza San Pietro, no Vaticano, esse ano decorada com uma árvore de 30 metros de altura proveniente da Eslovênia e um presépio monumental de cerâmica da região Abruzzo. Todos os anos, essas atrações permanecem na praça até o dia 10 de janeiro e na praça, sob as colunas desenhadas por Bernini, também acontece a tradicional mostra intitulada 100 presépios no Vaticano (100 presepi in Vaticano).
Ainda no Vaticano, todos os anos romanos e turistas vão até a Piazza San Pietro para assistir a Missa do Galo, mas em 2020, para respeitar o toque de recolher, o governo pede para que a missa de Natal seja realizada em todas as igrejas antes da meia noite.
Em 2020 também não acontecerá o tradicional mercadinho da Piazza Navona, que com as barracas de brinquedos e guloseimas. Elas são a alegria das crianças que no dia 6 de janeiro aguardam a chegada da Befana, que a bordo de sua vassoura traz uma meia repleta de doces ou carvão para os pequenos.
Esse ano, a pandemia obrigou todos a redimensionar o Natal. O governo pede para que a ceia em casa seja realizada na companhia de no máximo seis pessoas. Restaurantes e bares provavelmente permanecerão fechados durante o Natal e o Ano Novo. E dificilmente será permitida a circulação entre diversas grandes cidades.
Em 2020, prudência será a marca do Natal em Roma, mas como sonhar com dias melhores ainda é possível, deixo vocês com algumas imagens da cidade eterna durante esse mês de dezembro.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.