Review. Como é o voo da Latam de São Paulo a Roma
Até pouco tempo atrás, procurar um voo direto para a Itália significava comprar passagens com a companhia aérea de bandeira. Leia-se, Alitalia. Desde março de 2018, a concorrência mudou esse cenário. A Latam anunciou que Roma seria o seu sétimo destino no velho continente e estreou voos para a capital italiana.
Inicialmente, a rota São Paulo Guarulhos – Roma Fiumicino era operada três vezes por semana, mas desde julho de 2018 funciona a semana toda, ampliando a conectividade disponível para passageiros de diversos países da América do Sul.
Esse trecho é operado por um Boing 767. Na ida, o voo LA 8180 sai de São Paulo de segunda a domingo às 16:05 e pousa em Roma às 09:05 da manhã do dia seguinte. Na volta, o voo com frequência diária parte de Roma às 10h20 da manhã e chega a São Paulo às 18h55.
Se comprado com antecedência, o trecho pode ser encontrado por tarifas interessantes que oscilam entre 3.100 e 3.700 reais na classe econômica, um preço interessante em tempos de crise.
Um ponto positivo para a Latam é que mesmo na classe econômica a tarifa garante ao passageiro o direito de despachar duas malas de até 23 kg cada uma, além de uma mala de mão de até 8kg. Muitas companhias europeias restringem essa opção, incluindo no preço somente o despacho de uma mala e cobrando por aquelas adicionais.
Outro aspecto relevante é a possibilidade de marcar os seus lugares logo após a conclusão da compra e sem custos adicionais, salvo para os assentos mais confortáveis. Na Europa, uma tendência entre as companhias aéreas low cost é aquela de desmembrar os custos e cobrar, inclusive, para a reserva de assentos.
O voo dura cerca de 12 horas e o cliente pode fazer o seu check in antecipadamente, on-line. Para aqueles que tiverem interesse, a Latam também oferece a possibilidade de fazer um upgrade de sua passagem, passando da classe econômica para a Premium Economy ou Premiun Business.
O esquema funciona quase como um leilão. Você faz a sua oferta para o upgrade, mas o valor mínimo aceitado é o equivalente a 250 dólares. De acordo com a disponibilidade de assentos e eventuais ofertas de outros passageiros, se a sua proposta for aceita, você será avisado com antecedência. Caso contrário, o seu assento permanece o mesmo, sem custos extras.
As poltronas do avião são de tecido e as filas são de dois ou de quarto lugares. O espaço para as pernas é aceitável e a oferta de entretenimento, além da revista de bordo, inclui programação em português, inglês e espanhol com filmes de recente estreia, séries de TV e jogos.
No que refere-se à comida foram servidas duas refeições principais a base de carnes ou massas. As opções eram ravióli ao molho branco, carne com purê de batatas, gnocchi com molho de quatro queijos e frango com verduras. Logo depois do almoço e do jantar também foi oferecido chá e café. No capítulo gastronomia a minha opinião é que há margem para melhorias, mas morando na Itália qualquer um se torna um juiz severo em matéria de alimentação.
No geral, o meu parecer é que a passagem de classe econômica no voo da Latam de São Paulo para Roma é um ótimo compromisso para economizar e não renunciar a uma viagem por conta das altas do dólar e do euro.
Gostaria de saber como obter essas informações atualizadas, tipo quantos dias por semana esse voo está sendo operado atualmente, horários, etc.
Gostaria de saber tb se há opções para outros destinos na Itália, como Milão, por exemplo.
É possível obter essas informações em algum local o site da Cia aérea?
Olá Jeyciane, tudo bem? As últimas informações que tive é que a Latam só vai continuar operando a rota São Paulo-Roma até outubro. Acho que nesse link você consegue verificar preços e informações sobre os voos:
https://www.latam.com/pt-br/voos-para-roma