voo LATAm Sao Paulo Roma
Informações práticas

Review. Como é o voo da Latam de São Paulo a Roma

Até pouco tempo atrás, procurar um voo direto para a Itália significava comprar passagens com a companhia aérea de bandeira. Leia-se, Alitalia. Desde março de 2018, a concorrência mudou esse cenário. A Latam anunciou que Roma seria o seu sétimo destino no velho continente e estreou voos para a capital italiana.

Voo Latam Sao Paulo Roma

Inicialmente, a rota São Paulo Guarulhos  – Roma Fiumicino era operada três vezes por semana, mas desde julho de 2018 funciona a semana toda, ampliando a conectividade disponível para passageiros de diversos países da América do Sul.

Voo Latam Sao Paulo Roma

Esse trecho é operado por um Boing 767. Na ida, o voo LA 8180 sai de São Paulo de segunda a domingo às 16:05 e pousa em Roma às 09:05 da manhã do dia seguinte.  Na volta, o voo com frequência diária parte de Roma às 10h20 da manhã e chega a São Paulo às 18h55.

Se comprado com antecedência, o trecho pode ser encontrado por tarifas interessantes que oscilam entre 3.100 e 3.700 reais na classe econômica, um preço interessante em tempos de crise.

Voo Latam Sao Paulo Roma

Um ponto positivo para a Latam é que mesmo na classe econômica a tarifa garante ao passageiro o direito de despachar duas malas de até 23 kg cada uma, além de uma mala de mão de até 8kg. Muitas companhias europeias restringem essa opção, incluindo no preço somente o despacho de uma mala e cobrando por aquelas adicionais.

Outro aspecto relevante é a possibilidade de marcar os seus lugares logo após a conclusão da compra e sem custos adicionais, salvo para os assentos mais confortáveis. Na Europa, uma tendência entre as companhias aéreas low cost é aquela de desmembrar os custos e cobrar, inclusive, para a reserva de assentos.

O voo dura cerca de 12 horas e o cliente pode fazer o seu check in antecipadamente, on-line. Para aqueles que tiverem interesse, a Latam também oferece a possibilidade de fazer um upgrade de sua passagem, passando da classe econômica para a Premium Economy ou Premiun Business.

Voo Latam Sao Paulo Roma

O esquema funciona quase como um leilão. Você faz a sua oferta para o upgrade, mas o valor mínimo aceitado é o equivalente a 250 dólares. De acordo com a disponibilidade de assentos e eventuais ofertas de outros passageiros, se a sua proposta for aceita, você será avisado com antecedência. Caso contrário, o seu assento permanece o mesmo, sem custos extras.

As poltronas do avião são de tecido e as filas são de dois ou de quarto lugares.  O espaço para as pernas é aceitável e a oferta de entretenimento, além da revista de bordo, inclui programação em português, inglês e espanhol com filmes de recente estreia, séries de TV e jogos.

Voo Latam Sao Paulo Roma

No que refere-se à comida foram servidas duas refeições principais a base de carnes ou massas. As opções eram ravióli ao molho branco, carne com purê de batatas, gnocchi com molho de quatro queijos e frango com verduras. Logo depois do almoço e do jantar também foi oferecido chá e café. No capítulo gastronomia a minha opinião é que há margem para melhorias, mas morando na Itália qualquer um se torna um juiz severo em matéria de alimentação.

No geral, o meu parecer é que a passagem de classe econômica no voo da Latam de São Paulo para Roma é um ótimo compromisso para economizar e não renunciar a uma viagem por conta das altas do dólar e do euro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *