Piazza Grande, Gubbio
Conselhos de bate-volta

Gubbio: Úmbria medieval que encanta

A Úmbria – também conhecida como o coração verde da Itália – costuma ser injustamente pouco considerada pelos turistas brasileiros. Nos raros casos nos quais a região é incluída em um roteiro de viagem, a exploração da Úmbria limita-se, com maior frequência, a um tour por Perugia ou Assis. É realmente uma pena.

Gubbio, Itália

Principalmente no verão, quando regiões vizinhas mais batidas pelo turismo, como a Toscana, costumam ser invadidas por turistas estrangeiros, a Úmbria pode revelar-se um verdadeiro oásis de tranquilidade.Além de colecionar belas paisagens e encantadoras cidades medievais, a região orgulha-se de sua vasta oferta gastronômica. Ali acontecem, anualmente, eventos como os festivais Eurocholate, em Perugia, e I Primi d´Italia, em Foligno.

cidade de Gubbio

É na Úmbria que encontramos vinhos de prestígio como o Montefalco Rosso ou o Sagrantino di Montefalco, trufas negras, carne de javali, as famosas lentilhas de Castelluccio e muitas outras especialidades. Já tive a chance de visitar diversas cidades da região, como Orvieto, mas uma das minhas metas preferidas é Gubbio, localizada no norte da Úmbria.

tetos de Gubbio

Para você ter uma ideia, a distância entre Gubbio e Perugia é de aproximadamente 44 quilômetros. Portanto, vale uma esticada se encontrar-se na capital da Úmbria. Conheci a cidade no inverno e foi um prazer circular por seus becos e ruas estreitas, contemplar as suas casas de pedras com tetos de terracota, visitar seus monumentos e provar deliciosos pratos típicos em seus restaurantes.

igreja de Gubbio, Itália

Assim que chegar em Gubbio notará que a cidade é circundada por muralhas com seis portas de acesso. Elas foram erguidas por volta do século XIII. Incrível, não? Se essa data é surpreendente, saiba que Gubbio foi fundada por volta do século 3° a. C e que o local era estratégico para o império romano.

Gubbio

Fora dos muros de Gubbio ainda existem vestígios de um anfiteatro romano do século 1° d.C que testemunha esse importante período histórico. O principal ponto de encontro da cidade é a chamada Piazza Grande, uma imensa praça na qual encontram-se o Palazzo dei Consoli, que começou a ser construído em 1332 como residência da magistratura. Hoje o palácio é sede do Museu Cívico e de uma galeria de arte e uma de suas principais atrações são as Tábuas Eugubinas, com inscrições em caracteres etruscos e romanos.

fonte dos loucos em Gubbio

Para muitos italianos essa é uma praça familiar porque, no passado, ali foram gravadas diversas cenas de uma famosa série televisiva chamada Don Matteo. Gubbio possui outros edíficios históricos como o Palazzo del Podestà – atualmente sede da prefeitura – e o Palazzo Ducale, que copia a casa da família Montefeltro em Urbino, além de importantes igrejas.

casas da cidade de Gubbio

O Duomo di Gubbio é do século XIII e a cidade também dedicou uma igreja a São Francisco de Assis. Pouca gente sabe, mas em 1207, ano no qual o santo renunciou aos bens mundanos – a cidade teria hospedado São Francisco.

cidade de Gubbio, Itália

Outra atração imperdível é a Loggia dei Tiratori ou Galeria dos Tecelões, onde os artesãos costumavam esticar e secar a lã à sombra de uma granda varanda. Em Gubbio a história está por todos os lados, mas a cidade também possui um lado extravagante e supersticioso.

Gubbio, Úmbria, Itália

Se visitá-la, repare que em muitas casas, ao lado da porta principal existem portas menores que, segundo uma crença servia exclusivamente para remover o corpo de quem morria dentro de casa. Em Gubbio também fica a Fonte dos Loucos (Fontana dei Matti), chamada assim porque, segundo uma crença, quem desse três voltas ao redor dela ficaria louco.

Para chegar lá de carro: A distância entre Roma e Gubbio é de aproximadamente 220 km. É necessário pegar a rodovia A1 até a saída para Orte. Depois seguir indicações para Perugia e Gubbio.
De trem ou ônibus: O tempo médio de viagem é de 2h30. Os trens saem de Roma Termini e chegam até a estação mais próxima da cidade, que é aquela de Fossato di Vico e fica a cerca de 20 km de Gubbio. Nesse caso, as passagens custam a partir de 11,20 euros (só ida) e seria necessário pegar um táxi até o centro da cidade. Outra alternativa é pegar o ônibus da empresa Sulga que parte da estação Roma Tiburtina às 16h e chega ao centro de Gubbio às 19h. O preço da passagem de ida é de 18 euros, mas considerando os horários você precisaria dormir na cidade pelo menos um dia.
Onde comer: Nós almoçamos mais de uma vez na Taverna del Lupo (Via Giovanni Ansidei, 6), que prepara ótimos primeiros pratos de massas com trufas.
O que comprar: As típicas cerâmicas produzidas na cidade desde os tempos mais antigos, além de trufas e pastas artesanais.
Data especial: No dia 15 de maio acontece a Corsa dei Ceri, uma antiga tradição popular na qual três equipes de devotos erguem estruturas de madeira grandes e pesadas e as transportam por um percurso de quatro quilômetros até a Basílica de San Ubaldo, padroeiro da cidade.

 

EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

This article has 1 comment

  1. Alfredo

    Un bel capodanno, quello in Umbria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *