Viagem para Positano, na Costa Amalfitana. Um sonho possível
Quem viaja para a Itália corre o risco de sofrer de um mal que o vocabulário tricolor descreve como assuefazione. Em termos farmacológicos, seria a diminuição ou anulação da eficácia de um remédio provocado pelo seu uso prolongado.
Do ponto de vista turístico, cruzando com tantas belezas é fácil cair na tentação de não atribuir a elas o seu justo valor, de considerar normal aquilo que é surpreendente. E quem se acostuma perde aquele olhar de deslumbramento que é o “tempero” de qualquer viagem.
É com esse espírito que você deve visitar Positano, considerada a “Divina” da Costa Amalfitana, no sul da Itália, desde 1997 declarada patrimônio da humanidade pela Unesco.
Essa cidade da província de Salerno é uma da mais cenográficas de todo o Mediterrâneo e já foi protagonista de filmes como O talentoso Mr. Ripley.
Positano reúne uma combinação de elementos que faz cada um de nós se sentir parte de uma tela de um pintor. Um quadro composto por casas de cores pastéis com sacadas recobertas de flores.
É um conjunto perfeito. De montanhas que parecem tocar o céu mas precipitam-se na praia. De igrejas com cúpulas recobertas de azulejos, como Santa Maria Assunta e a sua imagem bizantina da Madonna Nera con il Bambino.
Positano é sinônimo de terraços com vista para um mar azul intenso. De limoeiros e árvores de cedro. De hotéis exclusivos como o Le Sirenuse (membro da The Leading Hotels of the World), Il San Pietro ou o mais modestos charmoso Casa Albertina, boutiques esnobes como a Bottega Brunella e artesãos que podem te presentear com o luxo de uma sandália feita a mão e sob medida como aqueles de Nanà ou da Bottegguccia di Giovanni.
Para encher os olhos, admire as vitrines dessas e de outras lojas da Via Pasitea e as cerâmicas do ateliê de Umberto Carro, na mesma rua.
Entre o X e o XII século Positano fazia parte do Ducato di Amalfi e desde a década de 50 é uma da metas turísticas associadas a vips e casais do jet set internacional que frequentam a praia de Marina Grande ou sobem até o monte Pertuso – onde fica a Chiesa della Madonna delle Grazie (1531) – para admirar o por do sol mais romântico da Costa Amalfitana.
Todo mundo se sente especial em Positano, mesmo quando é difícil conquistar um espaço vital percorrendo lugares badalados como a graciosa Via dei Mulini. Entre quem quer ver e ser visto e selfies-dependentes, acotovelar-se é mais que provável.
Se você procura um lugar mais solitário, vale a pena enfrentar os 269 degraus em meio a natureza para chegar até a praia de Arienzoou conhecer o exterior da Torre di Clavel ou Torre Fornillo, erguida no século XVI e hoje propriedade particular.
Positano é capaz de satisfazer qualquer desejo. Se o seu sonho é dormir em uma torre histórica de frente para o mar, a Torre Sponda, erguida entre 1277 e 1290, é cercada pela natureza e hoje funciona como um hotel.
Para uma experiência gastronômica, faça uma parada na doceria Pasticceria La Zagara (Via dei Mulini, 8/10) – famosa por doces como o babà – aproveite o cenário incrível da Piazza dei Mulini para fazer um aperitivo ou happy hour.
Se puder, tente reservar um almoço no Donna Rosa (Via Montepertuso, 97), restaurante que oferece no cardápio massas como tagliatellacom frutos do mar, ravióli recheado com berinjela e peixes locais. Se ficar mais de um dia em Positano, aproveite para fazer um passeio de barco até o Remesse Beach Club .