La Foce: jardins monumentais na Toscana
Algumas pessoas costumam dizer que as melhores surpresas acontecem quando a gente menos espera.
Todos os anos, durante o verão, passamos alguns dias na região do Val D´Orcia, na Toscana. É um lugar tão extraordinário que mereceu o título de patrimônio mundial pela Unesco.
Em uma de nossas triviais caminhadas por Chianciano Terme – em uma estrada a ziz zag considerada uma das vistas mais cenográficas da Toscana – um lindo cachorro pastor Maremmano nos segue atentamente por vários quilômetros.
Longe do centro urbano e circundados por poucas casas, perguntamos para os moradores locais se conheciam o proprietário do cão. Descobrimos que o pastor morava em uma das propriedades mais encantadoras da região, La Foce, e conhecemos uma de suas proprietárias, Donata Origo.
Origo é um sobrenome imponente na Itália e Donata é uma das filhas da famosa escritora anglo-irlandese-americana Iris Margaret Origo.
Na década de 20 Iris se casa com Antonio Origo, filho de um marquês, e ambos se mudam para La Foce, na província de Siena, até então uma propriedade rural.
Com o passar dos anos nascem os filhos Gianni (que morre prematuramente com oito anos de idade), Benedetta e Donata, a família dedica-se a reformas da propriedade La Foce e Iris escreve o seu primeiro livro, uma biografia do escritor italiano Giacomo Leopardi.
Sua obra mais conhecida, no entanto, é Guerra in Val d´Orcia. Trata-se de um retrato ambientado entre 1943 e 1944, durante o dramático período de ocupação da Toscana pelas tropas nazistas.
Durante o conflito, Iris oferece abrigo a crianças órfãs e a prisioneiros de guerra que fugiam pelos bosques da região.
Iris sempre foi uma mulher visionária e em 1939 inaugura o DopoLavoro (depois do trabalho), um ponto de encontro no qual os camponeses e empregados de sua propriedade, La Foce, assistiam espetáculos teatrais, filmes e documentários. Nesse mesmo período, a família criou estruturas como uma creche e um ambulatório médico para os seus funcionários.
Atualmente, o DopoLavoro foi transformado no restaurante La Foce, um espaço muito agradável para um aperitivo ou para uma pausa entre as colinas toscanas.
A propriedade La Foce é aberta ao público, que pode visitar seus jardins monumentais projetados por Iris e pelo arquiteto Cécil Pinsent e ricamente decorado com limoeiros, laranjais, fontes e esculturas.
La Foce também aluga quartos e apartamentos distribuídos pela propriedade agrícola.