
Nasce a rede nacional para promover cidades medievais italianas e suas tradições
O que cidades como Viterbo, Monteriggioni, Anagni, Bevagna, Civita di Bagnoregio, Perugia, Santa Fiora ou Narni têm em comum?
Se você conhece um pouquinho da história italiana deve saber que todas elas estão intimamente ligadas ao próprio passado e ainda hoje mantêm suas características medievais.
A forte identidade dessas cidades é visível não só na arquitetura e em seu patrimônio artístico e monumental, evidente por exemplo, no bairro medieval de San Pellegrino, em Viterbo, nas muralhas de Monteriggioni ou nos becos e subterrâneos de Narni, mas também em uma das máximas expressões de seu passado: as chamadas “rievocazioni storiche”.
Em outras palavras, são festivais temáticos que recriam a atmosfera de uma aldeia medieval, com personagens vestidos com trajes históricos, realizados à mão, por voluntários, com tecidos de grande prestígio, às vezes acompanhados por corridas equestres ou competições com burros, ou por barracas que reproduzem artefatos antigos e comidas que propõem autênticos sabores do passado.
Só para citar algumas, você já deve ter ouvido falar da Corsa all’Anello, em Narni, do Mercaro dele Gaite, em Bevagna, ou do Palio della Tonna, em Civita di Bagnoregio.
Até agora, os turistas estrangeiros interessados nesse tipo de evento precisavam consultar os calendários de atividades de cada uma das cidades promotoras desse tipo de evento, mas a novidade é que foi fundada a Rete delle città medieval italiane, uma união que por enquanto reúne 28 cidades do Belpaese que promoveráo patrimônio material e imaterial das cidades medievais.
Com a marca “Medieval Italy”, a ideia é valorizar e digitalizar a oferta turística italiana em matéria de cidades medievais e rievocazioni storiche, tema de um futuro iter legislativo em discussão no Parlamento italiano. Será realizado um calendário nacional e acessível on-line com todas as datas e detalhes dos festivais históricos realizados no país.
Sandro Pappalardo, conselheiro da ENIT, Agência Nacional do Turismo, explica que tratando-se de Itália, o tema do turismo deve ser declinado no plural, considerando as peculiaridades de cada região. “É nossa intenção promover o turismo nas áreas internas, e não só nas famosas città d’arte, e incentivar viagens durante o ano todo e não só durante a alta estação”.
Se você estiver interessado nesse tipo de turismo, consulte a pagina www.medievalitaly.org