Passeando por Campo de’ Fiori em Roma
O mundo inteiro em uma praça. Ė assim que eu definiria Campo de’ Fiori, um dos lugares mais pitorescos e efervescentes da cidade eterna.
Cenário de um vai e vem contínuo de romanos e turistas, Campo de’ Fiori foi palco de diversos acontecimentos que entraram para a história. Durante o período medieval, personalidades como nobres, cardeais e comerciantes circulavam por ali.
No Renascimento, a praça era repleta de hotéis, pousadas e restaurantes e muitos deles pertenciam à Giovanna Cattanei (conhecida como Vannozza), uma cortesã e, pasmem, amante do Papa Alexandre VI.
Se você observar com atenção o edifício situado entre os números 11-14 de Vicolo del Gallo, ali pertinho, notará que ali ainda existe o brasão da família Vannozza.
No centro da praça o que salta aos olhos è a famosa estátua de Giordano Bruno mas, antigamente, no lugar do monumento existia uma fonte que, na década de 20, foi deslocada e ainda encontra-se na Piazza della Chiesa Nuova.
O filósofo foi queimado em uma fogueira por heresia, em 1600, por ter ousado apoiar as teorias de Copernico. Foi acusado de anti-clericalismo, hoje é um dos símbolos da liberdade de expressão. Saibam que esse assunto é coisa séria para os italianos, que incluiram a liberdade de manifestar o próprio pensamento na própria Constituição.
Campo de’ Fiori também foi a praça na qual foi exibida a sentença que condenou o o pintor Caravaggio depois que ele assassinou um adversário.
Hoje a praça é o palco de todas as tribos. Pela manhã a protagonista de Campo de’ Fiori é uma feira (cara), mas que vale a pena ser visitada para conhecer um pouco mais os hábitos e a culinária romana.
Ali você encontra frutas, verduras, azeite, queijos, macarrão, cafeteiras e por aí vai.
Antes do almoço, a praça é repleta de gente que tenta acalmar a fome com um pedaço de pizza ou outras delícias do forno de Campo de’Fiori. No final do dia, a piazza é frequentada por italianos e estrangeiros que fazem uma pausa para um aperitivo em um wine bar como a Vineria e aproveitam para curtir a atmosfera descontraída de Campo de’Fiori.
E você já esteve lá? Tem alguma dica sobre Campo de’ Fiori para compartilhar com os leitores do blog?