Outono na Itália é premiar os cinco sentidos
Para mim, outono na Itália significa acúmulo de folhas secas com tons que oscilam do púrpura ao amarelo-ouro.
Ramos de árvores despidas que ao contrário de nós, humanos, periodicamente e sem sentirem-se culpadas, desfazem-se do supérfluo.
Nós que carregamos uma bagagem pesada e difícil de ser despachada. Repleta de ramos secos como amizades sem troca, trabalhos que não nos representam, amores sem vínculos, conversas que não são realmente ouvidas, roupas largas ou estreitas demais, olhares que não enxergam.
O outono na Itália é o período de 23 de setembro até 22 de dezembro e nesse momento do ano os dias começam a mudar gradualmente.
Temperaturas mais amenas. A entrada em vigor da chamada ora solare, que atrasa os ponteiros do relógio em uma hora e que nos deixa desorientados por algumas semanas. Dias mais curtos nos quais que escurece mais cedo. Aquela névoa sutil que nos pega de surpresa bem cedinho.
Em Roma essa variação é menos evidente, pelo menos até novembro. Os moradores da capital estão acostumados a ottobrata romana, aquele outono com cara de final de verão, mas em outras regiões da Itália acostumadas a climas mais rígidos, a luz e o ar mudam.
É o momento de preparar as primeiras xícaras de chá quente. De procurar as blusas de meia estação no guarda-roupa. De passar na frente das casas de uma cidade de província e sentir o aroma da lenha que arde na lareira.
Muitos turistas ficam na dúvida no momento de reservar uma viagem nesse momento do ano e se perguntam se vale a pena viajar para a Itália no outono. A resposta é sim! Além de tarifas aéreas e hoteleiras mais convenientes, durante o outono a chance de visitar cidades italianas com mais tranquilidade é maior. Provavelmente, evitará as multidões que invadem as chamadas città d’arte durante o verão europeu.
As temperaturas agradáveis e a beleza das paisagens criam as condições ideais para admirar, na Itália, o fall foliage. Alguns dos destinos imperdíveis para apreciar o cenário multicolorido das folhas do outono são a zona delle Langhe, na região do Piemonte, o Sud Tirolo, os Montes Sibilinos, as colinas toscanas e os vilarejos do Lazio, entre outros.
O seu paladar também será recompensado durante o outono. É nesse período do ano que encontrará nos mercados produtos como abóboras, radicchio, caquis e cogumelos. Circulando pelas ruas de várias cidades da Itália, notará o perfume de castanhas assadas.
O outono também é um ótimo período para provar o tartufo (trufa) e, entre o final de novembro e o começo de dezembro, para degustar o olio nuovo, o azeite extravirgem que acaba de ser espremido.
Para aliviar a tensão e premiar o próprio corpo com um momento de puro prazer, você também pode aproveitar o outono para provar a experiência de relaxar em águas termais e spas que lembram as antigas termas romanas.
Ainda precisa de mais motivos para curtir o outono na Itália? Só lembre de levar na mala um casaco, peças para vestir-se em camadas e enfrentar a oscilação de temperaturas entre a manhã e a noite, além de acessórios coringa como echarpes e uma jaqueta impermeável para dias de chuva.
Pingback: Outono na Itália é premiar os cinco sentidos — https://www.post-italy.com – Blog sobre viagem e turismo na Itália – EXTASISespacial