receita risoto italiano com radicchio
SaborearVinhos e receitas

Risotto de radicchio na contradição do outono em Roma

A receita do risoto de radicchio ou risotto al radicchio é um dos pratos consumidos com freqüência durante o outono e o inverno na Itália. 

Manhã de outono em Roma. Uma estação climática que pode desorientar. Dentro de casa já demos início ao inevitável ritual do cambio di stagione, substituindo no armário as roupas de verão com blusas de lã, cachecóis e casacos que ainda parecem incompatíveis com a temperatura lá fora.

Risotto de radicchio

Difícil escolher um outfit que concilie perfeitamente – sem margem de erro – o clima exterior típico da ottobrata romana e seu veranico com o seu estado interior. Aquele que pede por um outono de ventos fortes. De folhas inconfundivelmente alaranjadas. De calafrios acalentados por um gato peludo. De xícaras de chá, sopa fervendo ou de um risotto perfumado.

Risotto de radicchio

Nessa época do ano, um dos meus ingredientes preferidos para a preparação do risotto é o radicchio rosso di Treviso, um produto típico da região do Vêneto.

Risotto de radicchio

De cor inconfundível, sabor marcante e levemente amargo, o radicchio pode ser consumido cru, grelhado ou cozido e na Itália existem quatro variedades cerificadas com a marca IGP (Indicazione Geografica Protetta): além do radicchio rosso di Treviso, o Radicchio variegato di Castelfranco, o Radicchio rosso di Verona e o Radicchio di Chioggia. Do ponto de vista nutricional, o radicchio é composto principalmente por água e fibras e por isso pode ser digerido com facilidade.

Risotto de radicchio

Para realizar a receita do risotto de radicchio para quatro pessoas você vai precisar de 320 gramas de arroz do tipo Carnaroli,  1 maço de radicchio, 100 ml de vinho branco seco, 1 cebola, caldo de legumes, 2 colheres de mascarpone,  sal, duas colheres de sopa de azeite, pimenta e queijo tipo Parmigiano Reggiano ralado na hora.

Risotto de radicchio

Comece lavando e picando as folhas de radicchio e reserve. No entretempo, prepare aquilo que os italianos consideram um curinga na cozinha, o caldo de legumes caseiro que, ao contrário dos produtos industrializados, não contém sódio, gordura, corantes ou intensificadores de sabor. Para prepará-lo, coloque no fogo dois litros de água filtrada com talos e pedaços de cenouras, aipo, tomate, cebola. Depois que ferver, cozinhe em fogo médio por 30 minutos, coe e pronto! Se sobrar caldo, uma boa ideia é distribui-lo nas forminhas de gelo e congelá-lo.

Risotto de radicchio

Em uma panela antiaderente, refogue a cebola picadinha com duas colheres de sopa de azeite e acrescente o arroz para tostá-lo. Assim que você notar que os grãos estão brilhantes (questão de um ou dois minutos), coloque o vinho branco (o termo correto seria deglacear o arroz) e deixe que ele evapore. Isso acontecerá quando você não sentir mais o cheio de sua parte alcoólica.

Una o radicchio à panela e, em seguida, acrescente um pouco de caldo até cobrir  o arroz e um pouco de sal. Conforme o caldo começar a evaporar continue repondo o mesmo pouco a pouco e mexendo a mistura. Geralmente, o tempo de cozimento de um risotto oscila entre 18 e 20 minutos.

Risotto de radicchio

Quando o arroz estiver al dente desligue o fogo e deixe-o coberto com uma tampa. Finalize a receita do risotto de radicchio colocando as duas colheres de mascarpone para que o arroz fique mais cremoso. Distribua as porções de risotto nos pratos e rale o parmigiano reggiano sobre cada uma delas. Buon appetito!

Leia também:

Risotto italiano para surpreender paladares: trufas negras e Castelmagno

DICAS:

uvas na Itália

Aproveite a sua viagem para provar uma degustação de vinhos nas colinas romanas (para iniciantes ou entendedores). Essa experiência dura cerca de cinco horas e acontece às segundas ou quartas-feiras. Garanta a sua vaga mandando um e-mail para postitalyblog@gmail.com

 

 

 

degustação em Roma

Para os gulosos, outra opção é fazer um tour gastronômico provando as melhores especialidades doces ou salgadas de Roma. Esses passeios dura cercam de duas horas e, a pé, você conhecerá e provará as delícias de alguns dos históricos endereços da cidade. Reserve a sua vaga mandando um e-mail para postitalyblog@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *