Piazza Unità d´Italia em Trieste
SaborearVer

Piazza Unità d’Italia em Trieste: entre arte, beleza e uma cafeteria histórica

A primeira vez que coloquei os pés na Piazza Unità d’Italia, em Trieste, dei de cara com uma bailarina. Em grandes metrópoles, estamos acostumados a cruzar com talentosos artistas de rua, mas o rigor e a delicadeza da bailarina dessa cidade de fronteira me comoveu.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

Aquela não era uma cena improvisada. A cada movimento lento e provavelmente repetido milhares de vezes ao som de O Lago dos Cisnes um público de adultos e crianças parecia hipnotizado. Pensei que, de uma certa maneira, a bailarina era como a cidade que escolheu para mostrar uma arte quase sempre considerada elitista e de nicho. Ela foi além. Rompeu um esquema levando a dança clássica até o grande público, na praça.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

Para desvendar Trieste você também precisa superar uma barreira mental. Há quem não se deixe seduzir e a considere fria e austera. Por outro lado, quem duvidar das primeiras aparências “geométricas” e lhe der uma chance se surpreenderá com uma cidade envolvente e cheia de vida.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

Piazza Unità d’Italia é uma das maiores praças europeias. Antigamente era conhecida como Piazza San Pietro ou Piazza Grande, mas o seu nome atual foi escolhido em homenagem ao momento histórico no qual Trieste foi devolvida ao território italiano.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

A praça me lembra Viena. É um ambiente muito cenográfico. De um lado o mar, o porto e o Molo Audace. Do outro a perfeição de edifícios como o Palazzo del Governo, a Fonte dos Quatro Continentes – simbolizando a importância da cidade no passado – e a coluna de Carlo VI d´Asburgo – imperador amado pela população.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

E não é só isso. A mesma praça também abriga o Palácio Plenario-Pitteri, em estilo barroco e rococò, e o Palazzo Statti, sede de uma das cafeterias históricas da cidade: o famoso Caffè degli Specchi. Também vale a pena dizer que na praça você encontra um escritório de informações turísticas.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

A dimensão e o ar refinado da praça podem causar um pouco de sujeição, mas basta saber que as ruas logo atrás da Piazza Unità d’Italia são repletas de jovens que frequentam os bares e restaurantes da cidade. Principalmente à noite, com a sua elegante iluminação, o conjunto de edifícios criam uma atmosfera única e fica fácil entender o motivo pelo qual a Piazza Unità d’Italia é considerada a sala de estar da cidade.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

Aproveite para conhecer o Caffè degli Specchi e sentir-se um pouco como a princesa Sissi. Fundado em 1839, o Caffè degli Specchi é o lugar ideal para descobrir a forte ligação entre a literatura e os cafés históricos da cidade. O local foi frequentado por escritores como James Joyce e Italo Svevo. Só não esqueça que em Trieste existe um léxico específico para pedir um café e as expressões utilizadas na cidade são bem diferentes daquelas empregadas em outras regiões da Itália. Aqui, um breve glossário para quem se aventurar por lá.

Piazza Unità d´Italia em Trieste

Un Nero: café espresso na xícara

Un nero in B: café espresso no copinho de vidro

Un deca: Um espresso descafeinado na xícara

Un deca in B: Um espresso descafeinado no copinho de vidro

Un capo: Um espresso com leite na xícara

Un capo in B: Um espresso com leite no copo de vidro

Un capo deca: Um espresso descafeinado com leite na xícara

Un capo deca in B: Um espresso descafeinado com leite no copo de vidro

Un goccia: um café com uma gota de espuma de leite

Leia também outros posts sobre a região do Friuli Venezia Giulia:

Gorizia, a Itália de fronteira a poucos passos da Eslovênia

Palmanova, a cidade na forma de estrela e repleta de simbolismos

Molo Audace em Trieste e as jovens que costuram bandeiras italianas

Canal Grande em Trieste, o ponto mais badalado da cidade amada por James Joyce

Risiera di Saba em Trieste: para não esquecer as vítimas do Holocausto

Castello di Miramare em Trieste, o monumento mais fotogênico da cidade

INGRESSOS PARA ATRAÇÕES

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS

Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

This article has 2 comments

  1. Lesiandra

    Oi! Acabei de almoçar nesse Café seguindo a tua indicação! Realmente maravilhoso! Obrigada por compartilhar tantas dicas legais!
    Bj

  2. anelise sanchez

    Oi Lesiandra! Bom dia! Grazie! Fico muito feliz com essa noticia! Curta a viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *