Palazzo Massaini em Pienza: onde nascem vinhos e os cosméticos Bottega Verde
Os estrangeiros que pensam em dedicar a própria vida à arte consideram a hipótese de uma viagem à Itália um porto seguro.
De norte a sul, jovens esperam encontrar no grande patrimônio ambiental, arquitetônico e artístico do país a tão almejada inspiração. A Toscana não é exceção. Nessa região da Itália cercada de beleza há quem chegue para traduzir paisagens ou monumentos em palavras, sons, imagens, sabores e… perfumes.
No território patrimônio da humanidade conhecido como Val d’Orcia fica um lugar perfeito para quem procura o cenário ideal para deixar a imaginação e a criatividade correrem soltas.
Palazzo Massaini. Anote esse nome. Quando você visitar os arredores da graciosa cidade de Pienza você cruzará com uma propriedade encantadora no alto de uma colina.
Avistando o edifício a primeira sensação é aquela de ter encontrado um castelo. É preciso percorrer uma longa subida não asfaltada para chegar na porta de entrada do prestigiado edifício e em seu jardim de estilo italiano.
Suas origens são antiguíssimas. Provavelmente, o Palazzo Massaini foi construído por volta de 1200 por uma nobre família originária de Asciano. Seu nome atual é uma homenagem à Girolamo Massaini, homem culto e de importante carreira eclesiástica.
No entanto, no palácio também morou Enea Silvio Picolomini, eleito Papa com o nome de Papa Pio II e personalidade responsável pela atual arquitetura de Pienza. Por esse motivo, quando estiver no Palazzo Massaini não deixe de observar os brasões da família Piccolomini.
É impossível não ficar fascinado com a beleza da paisagem e os detalhes. A cor ocre das paredes robustas do palácio. As varandas floridas. As estátuas imponentes. O perfume de lavanda e trigo no ar.
Nem todo mundo sabe que o Palazzo Massaini faz parte da Associazione Dimore Storiche Italiane (Associação de Casas Históricas Italianas) e que, além de estrutura hoteleira de prestígio, também é fornecedor oficial das matérias-primas empregadas nas diversas linhas de cosméticos italianos da marca Bottega Verde.
A Itália é um dos países europeus mais ricos em biodiversidade e o Palazzo Massaini cultiva espécies como flores de lavanda, produz mel e cultiva uvas também empregadas na produção de vinhos toscanos. Os produtos Bottega Verde não são vendidos diretamente no local, mas nas várias lojas espalhadas em toda a Itália, inclusive em Pienza (Corso Rossellino, 36).
Se estiver de passagem pelo Val d’Orcia, vale a pena dar uma esticada até lá, nem que seja para degustar ou trazer para casa alguns dos melhores vinhos locais.
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.