
Portofino, Ligúria: paraíso se mudou para lá
Portofino é um nome que ao ser pronunciado evoca conceitos como luxo e exclusividade. Pouco mais de quatrocentos habitantes, 2,53 km² de território incluídos em um parque natural, mansões, iates que flutuam em um mar cristalino e uma praça com boutiques sofisticadas. Obviamente, um lugar mais que privilegiado. Situada no chamado Golfo del Tigullio, ao leste de Gênova, Portofino fica na fronteira entre Santa Margherita Ligure e Camogli.
A cidade é considerada um dos balneários mais seletos da Itália. Ali passearam celebrities como Leonardo di Caprio e Courtney Kardashian, irmã de Kim, mas além de palco para os protagonistas do jet set internacional Portofino também é sinônimo de natureza incontaminada e reduto de turistas. Ninguém quer perder a chance de conferir a beleza do lugar, nem que seja depois de ter enfrentado uma boa caminhada e os olhares de quem – protegido por chapéus e óculos de sol que valem tanto quanto um veículo utilitário – prefere o aconchego de um restaurante a beira do porto e com vista para elegantes edifícios coloridos.
Claro que em um lugar circundado por penhascos e onde a circulação de carros é proibida, uma das maneiras mais fascinantes de conhecer essa parte da região Ligúria é via mar. Quem não precisa economizar e não tem familiaridade com barcos pode alugar uma lancha ou iate comandados por um capitão ou skipper com licença para navegar na área.
Aqueles que amam o contato com a natureza e estão dispostos a caminhar podem optar por soluções mais baratas mas não menos interessantes. A primeira consideração a fazer é que a cidade mais próxima do balneário de Portofino é a graciosa e muito bem organizada Santa Margherita Ligure. Para chegar lá de carro é preciso pegar a rodovia (autostrada) A12 Genova-La Spezia até Rapallo e de lá seguir as indicações para Santa Margherita Ligure.
Como em Portofino só podem transitar pedestres, você pode estacionar o automóvel no estacionamento coberto de Piazza Martiri della Libertà, em Santa Margherita, aberto 24 horas por dia. A ferrovia também é uma ótima opção para quem quiser evitar o estresse de pedágios e estacionamento. Da estação de La Spezia partem regularmente vários trens até Santa Margherita. A viagem dura cerca de uma hora e existem tarifas a partir de 6,30 euros (só ida).
Chegando em Santa Margherita Ligure você pode ir até Portofino de táxi, a pé, caminhado por cerca de uma hora e vinte minutos – ou de ônibus. Em qualquer “tabaccheria” (indicada com a letra T) compre o Portofino-pass (linha 82), uma passagem de ônibus que dura 75 minutos a partir do momento que for validada. O custo é de 3 euros. O percurso dura cerca de 15 minutos e o ônibus faz duas paradas intermediárias em Covo di Nord Est e Paraggi, um lugar cuja beleza é de tirar o fôlego.
Se você não é muito esportivo uma maneira menos cansativa de não perder a paisagem é pegar o ônibus até Paraggi e de lá percorrer a pé a trilha circundada por vegetação até Portofino. Durante o percurso você encontrará bancos para sentar e admirar a paisagem a custo zero ou bater papo com outros turistas que aproveitam a sombra para tirar um sanduíche da mochila e fazer uma pausa. Sem exageros, eu definiria Paraggi um pedacinho de paraíso. Suas águas verde-esmeraldo e seu panorama único surpreendem até os mais céticos. Ali também fica o exclusivo Eight Hotel Paraggi, reduto de ricos e famosos.
Nos meses frios os chamados “stabilimenti balneari”, quiosques com com chuveiros, espreguiçadeiras e bar-cafeteria permanecem fechados. Durante o verão, Paraggi é um lugar disputadíssimo e os seus ângulos mais exclusivos estão sob a concessão dos quiosques. Para conquistar o direito de tomar sol ou nadar nessa praia há quem frequente o stabilimento, pagando no mínimo 25 euros por pessoa para o aluguel de uma espreguiçadeira. Quem economiza tenta conquistar um pedacinho da areia da “spiaggia libera” (praia com acesso livre e gratuito).
Para evitar as multidões, o meu segredinho é procurar por uma localidade chamada Niasca, na baía de Paraggi. Ali a praia é lindíssima e um pouco mais escondida. No local também há uma lojinha chamada Outdoor Paraggi para o aluguel de caiaques. De Paraggi até Portofino a caminhada é tranquila e poderia ser rápida se você não sentisse a necesidade impelente de parar a cada minuto para fotografar cenários inesquecíveis.
Durante o percurso, você cruzará com diversas mansões, empregados que levam cachorros para passear, fotógrafos e curvas estonteantes. A última delas é aquela com vista para a baía de Portofino. Chegando lá, uma das primeiras coisas que notará é a igreja de San Giorgio, seguida pelo o reflexo dos edifícios coloridos na água cristalina do porto.
Na praça do balneário, há quem passei, “desfile” ou deguste especialidades da Ligúria nos restaurantes locais. Do lado oposto fica o Castello Brow e a sua vista panorâmica da baía de Portofino, um lugar que você não esquecerá tão cedo.
Oi, Anelise. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi querida! Que coisa maravilhosa! Fico muito muito feliz!
Grazie e baci.
Post mais completo que já li até hoje. Contempla andarilhos, preguiçosos, aventureiros e tudo mais.
Puxa, que bom! Fico feliz!
Leio todos seus e-mails… adoro a Itália, e, quando voltar à Itália ,c om certeza, entrarei em contato com você.
Seu blog é excelente ! Parabéns !