Vespa, Itália
Informações práticas

Roma a bordo de uma Vespa

Quantas vezes você sonhou revendo as cenas de Audrey Hepburn e Gregory Peck no filme Vacanze Romane? Impossível não emocionar-se com o casal que percorre a cidade e seus principais monumentos a bordo de uma mítica Vespa.

A atriz morou em Roma na década de 70 e tornou-se tão famosa que um dos principais museus da cidade eterna, aquele dell’Ara Pacis, dedicou à ela uma inteira mostra, com direito à exibição da Vespa com a placa 69287 que Hepburn utilizou para gravar aquelas cenas. Nanni Moretti, premiado cineasta italiano, também faz parte do imaginário coletivo graças aos seus monólogos e passeios de scooter pela Garbatella, periferia romana, e outros bairros da capital. Quem assistiu o filme Caro Diario com certeza se lembra disso. Mesmo quem não é cinéfilo assumido sabe que os romanos possuem uma relação de amor e ódio com os scooters.

Em uma cidade de trânsito caótico e muitas ruas estreitas as motos representam uma alternativa válida para ganhar tempo na ida ao trabalho ou na volta para casa, principalmente no verão. Difícil mesmo é redobrar a atenção para não esbarrar em um quando eles costuram pelo tráfego ou redobrar a atenção quando você precisa atravessar uma praça super movimentada como a Piazza Venezia.

Os romanos adoram a Vespa e, se você tiver uma carteira internacional de motorista, também pode provar a emoção de desvendar a cidade eterna sobre a sela da moto italiana que fez a história. Para quem não sabe, a Vespa foi inventada por um engenheiro da Piaggio durante o período da Segunda Guerra Mundial e, em pouco tempo, tornou-se um sucesso mundial.

O scooter faz parte da coleção permamente do MoMa, de New York, e é o protagonista do Museo Piaggio, localizado na cidade de Pontedera, na Toscana.

Quem não puder ir até lá mas não quiser perder a chance de dirigir uma Vespa em Roma pode contatar a Associazione culturale Roma in Vespa, que organiza cinco diferentes roteiros pela capital italiana: Roma Antica, com passagens por monumentos como Fori Imperiali e Colosseo, Roma Barocca, que prevê a visita a lugares como Piazza di Spagna e Fontana di Trevi, Roma Cristiana, para os católicos, Quartieri Nascosti (Bairros Escondidos) e, enfim, o percurso chamado “Tra Corso Vittorio e Lungotevere” Associazione Culturale Roma in Vespa Via Podere San Giusto, 122 http://www.romainvespa.com

Tel.: (0039) 338.4658750

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *