Em Roma, ônibus elétrico propõe uma viagem no tempo pelos principais monumentos da cidade
A realidade imita a ficção. Imagine unir a sustentabilidade ambiental com uma viagem no tempo que te transporta até a Roma antiga. Essa é a proposta de um ônibus elétrico que começou a circular pela cidade eterna no último dia 23 de junho e que, em suas janelas, mostra aos turistas, em detalhes, como era a fascinante Roma do passado.
A ideia é usar a tecnologia 3D para permitir uma verdadeira imersão na realidade de mais de dois mil anos atrás, com suas cores, sons e perfumes.
O projeto turístico é intitulado Roma Imperiale – Virtual Reality Bus e foi desenvolvido pela empresa Arsenale 23 e a sua start up Invisible Cities, contando inclusive com parcerias como aquelas de arqueólogos e especialistas em efeitos visuais.
O ônibus vermelho de dezesseis lugares circulará com uma velocidade média similar aquelas dos patinetes, muito usados na cidade ultimamente. Graças a um sistema integrado que inclui a tecnologia VR (Visor Free), junto com sons, músicas e fragrâncias, os passageiros se sentam e começam uma viagem no tempo.
O mais interessante é que as reconstruções arquitetônicas da Roma antiga são exibidas em telas Oled sobrepostas a janelas munidas de cortinas automatizadas. Assim, será possível comparar as belezas do passado com as ruínas atuais.
Primeiro, você vê, por exemplo, como era a área ao redor do Colle Oppio, antigamente ocupada pela gigantesca “domus” e estátua do imperador Nero. Em seguida, as cortinas se levantam e você se depara com a maravilha do Coliseu, hoje repleto de turistas. O mesmo vale para outras atrações famosas como o Circo Massimo ou o Teatro di Marcello.
O efeito “uau” é garantido. Eu participei do primeiro tour da tarde e tive a chance de conversar com o presidente da empresa Invisible Cities, que sublinhou o quanto essa nova tecnologia abra novos horizontes na valorização do patrimônio arqueológico, histórico e artístico italiano. “A ideia surgiu porque sou romano e sempre fiquei imaginando como eram os principais monumentos da cidade no período de sua maior glória”.
Até então, esse exercício de imaginação dependia, por exemplos, dos estímulos dados por guias turísticos. Agora, a tecnologia ajuda a uma ideia ainda mais fiel da Roma Antiga.
O serviço será oferecido diariamente, de segunda-feira a domingo, das 16h20, 17h40 e 19h00 (em italiano), ou às 17h00, 18h20 e às 19h40 (em inglês). O percurso do ônibus elétrico dura cerca de 30 minutos. O custo da passagem será de 15 euros e elas podem ser compradas no site http://www.vrbusroma.itrel=”nofollow”
O ponto de partida é a Via dei Fori Imperiali, na esquina com a Piazza Venezia, ao lado do Vittoriano, onde encontra-se a placa indicando “Ministero della Difesa. Sacrario delle bandiere delle Forze Armate”.