OuvirSinos de igrejas e basílicas

O Tempio di Valadier. A igreja dentro de uma gruta na região Marche

Dizem que a Itália é um país de poetas, santos e navegadores, talvez em referência a Dante Alighieri, Cristóvão Colombo ou então aos numerosos santos da Igreja Católica. Certamente, é caracterizada por diversos locais de culto religioso. Não apenas as tradionais igrejas ricas em obras de arte e presentes nas grandes cidades e nos pequenos vilarejos, mas também em lugares mais remotos e escondidos.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Basta pensar, por exemplo, em alguns conventos criados por monges em lugares íngremes ou de difícil acesso.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

O Santuario Madonna di Frasassi, mais conhecido como Tempietto di Valadier é uma supresa para a alma e para os olhos.  Situado no coração da região das Marcas (Le Marche), é uma obra-prima arquitetônica escondida entre as rochas das Grutas de Frasassi, nessa região da Itália central. Este lugar encantador e sugestivo representa uma perfeita combinação entre natureza e arquitetura. Sua história também é muito interessante.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Foi encomendado pelo Papa Leão XII em 1828 e projetado por Giuseppe Valadier, um dos mais ilustres arquitetos neoclássicos italianos. Ele também é o autor da famosa Casina Valadier (no Pincio) e da fonte lateral que decora a Piazza del Popolo, em Roma.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

O Tempietto ou Tempio del Valadier é uma igreja de planta octogonal em estilo neoclássico, mas ela foi construída dentro de uma ampla caverna natural.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Originalmente, o local era um refúgio para eremitas desde o século IX. Valadier, a pedido do Papa, transformou o refúgio em um santuário que deveria representar um lugar de paz e recolhimento.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

O Tempietto di Valadier está localizado no pequeníssimo município de Genga, dentro de uma área natural protegida, o Parque Natural Regional da Gola della Rossa e de Frasassi. O interior é extremamente simples. Seu charme está no local onde foi construído e no breve percurso para chegar até lá.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Para fazer isso, deixe o carro no estacionamento das vizinhas Grutas de Frasassi ou, se houver vaga, na pequena área presente antes de iniciar o caminho panorâmico.

O percurso é caracterizado pelas estações da Via Crucis, mas é asfaltado e pavimentado em alguns trechos, não exigindo grande esforço físico de quem não está acostumado a fazer caminhadas. Andando lentamente, se leva de 15 a 20 minutos para completar a subida.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Se não estiver de carro ou moto, o que eu recomendo é a estação ferroviária mais próxima: aquela de Genga – San Vittore Terme. De lá, é possível pegar um táxi ou ônibus para chegar ao estacionamento situado a cerca de 3 km, mas confesso que a autonomia do automóvel te permite conhecer essa parte da região Marche com mais facilidade.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

O Tempietto di Valadier é uma joia escondida que despertou em mim uma sensação de paz e proteção. A região das Marcas é injustamente ainda pouco considerada pelos turistas brasileiros, mas está repleta de lugares que merecem ser descobertos.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Se estiver interessado, me contate que posso te ajudar a planejar sua viagem e enriquecê-la com a descoberta de muitas outras maravilhas no mesmo território.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Em seguida, indico outros passeios que pode fazer nos arredores e sugiro alguns lugares onde comer e dormir.

Grutas de Frasassi: As famosas grutas são um dos complexos cársticos mais importantes da Europa, com espetaculares estalactites e estalagmites.

Abadia de San Vittore alle Chiuse: Uma abadia românica datada do século XI, situada nas proximidades das grutas.

Museu Espeleopaleontológico e Arqueológico: Abriga achados pré-históricos e arqueológicos encontrados na região.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

A culinária das Marcas é renomada por sua variedade e autenticidade. Na área de Genga, aqui estão alguns pratos típicos que deve provar:

Crescia: Um tipo de focaccia recheada com embutidos e queijos locais.

Vincisgrassi: Um prato semelhante à lasanha, mas muito mais rico e calórico 😊.

Tempietto Valadier - vincisgrassi marche

Coniglio in Porchetta: Um delicioso prato de carne de coelho aromatizado com funcho selvagem e assado no forno.

Verdicchio dei Castelli di Jesi: Um vinho branco local, perfeito para acompanhar os pratos da culinária das Marcas.

Tempietto del Valadier, Genga, Marche, Italy

Para dormir, na área há algumas acomodações:

Hotel Le Grotte: Situado perto das Grutas de Frasassi, oferece quartos confortáveis e uma ótima culinária.

L’Alpaca della Rossa: Um agriturismo com vista panorâmica para as colinas das Marcas.

Nós preferimos dormir nas proximidades da cidade Fabriano, famosa pela produção de papel. Ficar no Castellaia Resort foi realmente uma experiência especial. A casa de campo, que você não encontra de primeira, fica no topo de uma colina. Os proprietários são pessoas maravilhosas que se rodearam de animais como alpacas. Fora de temporada, a estrutura estava quase vazia e eles, tendo que se ausentar por um compromisso muito importante, nos deixaram quase como  donos da estrutura por uma noite. Pela manhã, nos aguardava um rico café da manhã em estilo campestre.

Dica: assista videos sobre esse região no canal do YouTube do post-Italy 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *