pupi siciliani
OuvirSaborearSentirTocarVer

O que fazer em Catânia: programas para despertar os cinco sentidos

Catânia, na Sicília, é para os fortes. Por vários motivos. Não é uma cidade álgida, de monumentos polidos e muito menos de simetrias. Não é a Sicília de lugares como Taormina, cuja beleza é captada logo de cara, no primeiro olhar.

Catânia, Sicília, Itália

Catânia é um mundo no qual você é catapultado e convidado a vencer as barreiras dos estereótipos para vivenciar a sua essência.

Catânia, Sicília, Itália

Assim como o Etna, seu famoso vizinho, é uma cidade de alma “vulcânica” e avassaladora. De ligação forte com o mar. Das rimas melódicas dos vendedores da A’Piscaria, o mercado de peixes.

Catânia, Sicília, Itália

De catedrais barrocas, mosteiros e claustros que convivem com a street art, a movida e o street food. Nesse post, uma seleção de alguns dos inúmeros programas  que envolvem os cinco sentidos para você fazer em Catânia durante uma viagem por essa cidade da Sicília.

Catânia, Sicília, Itália

O que ver em Catânia: No centro histórico, não deixe de conhecer o símbolo da cidade, o Liotro, ou seja, o elefante de lava que carrega um obelisco egípcio restaurado em 1737 por Gian Battista Vaccarini no âmbito de um projeto de reconstrução da cidade vítima de um terremoto em 1693.

Catânia, Sicília, Itália

A estátua do elefante já existia, mas o arquiteto acrescentou a ela os olhos e o marfim. Ali perto, visite o interior da Cattedrale di Sant’Agata, erguida em 1748, padroeira da cidade e percorra a Via dei Crociferi, um concentrado de Barroco.

Catânia, Sicília, Itália

Para encher os olhos de beleza, conheça o Palazzo dell’Università, sede administrativa universitária cujo claustro possui uma pavimentação e arquitetura muito fotogênicas. Para quem gosta de caminhar  e não teme uma subida íngreme, uma visita ao Monastero dei Benedettini, fundado em 1558, é um programa e tanto que você pode fazer por conta própria ou acompanhado por um guia. Ali ao lado, suba no teto da igreja de San Nicolò l’Arena e contemple Catânia do alto.

Catânia, Sicília, Itália

Não satisfeito? Para descobrir a suntuosidade de Catânia, organize com antecedência uma visita até o Palazzo Biscari (Via Museo Biscari, 10) e seus 600 cômodos. Por ali passaram personalidades como Goethe e a banda Colday gravou o vídeoclip de Violet Hill. Para  conhecer o lado mais contemporêneo da cidade, uma ótima pedida é admirar Street art Silos, projeto que transformou os silos do porto de Catânia (Via Domencio Tempio) em obras de arte coloridíssimas. Já se você é o tipo que não resiste às compras, admire as vitrines das diversas lojas da Via Etnea.

Catânia, Sicília, Itália

O que comer em Catânia: Nesse aspecto, assim como toda a Sicília, Catânia é, literalmente, um prato cheio. Para provar os vinhos locais, o endereço certo é a Enoteca Winebar Razmatz (ViaMontesano, 17/19), pertinho da Via Etnea.

Catânia, Sicília, Itália

Eu como pouquíssima carne, mas para quem quiser provar uma especialidade, na Via Santa Filomena 35, por exemplo, o destaque é o kebab ou hambúrguer de carne de cavalo do Fud. Para uma experiência única, no albergue Agorà Hostel (Piazza Curro, 6) você pode jantar em uma cantina subterrânea, uma espécie de gruta atravessada pelas águas do rio Amenano.  Para provar doces típicos como o cannolo siciliano ou aqueles a base de amêndoas, estique até a Pasticceria Savia, na Via Etnea, 302/3014.

Catânia, Sicília, Itália

O que ouvir em Catânia: Para os mais jovens, a música de Zo (Piazzale Rocco Chinnici, 6),  uma ex refinaria de enchofre transformada em um local cool que também organiza performances artísticas. Consulte a programação no site zoculture.it 

Catânia, Sicília, Itália

O que tocar em Catânia: A areia clara dos 18 quilômetros de Playa de Catania, aquela escura e vulcânica dos burgos litorâneos de San Giovanni Li Cuti ou Ognina ou as pedrinhas das praias de Fondachello. Para ter a sensação de tocar as nuvens, faça uma excursão até  o vulcão ativo mais alto da Europa, o Etna, com um guia autorizado. Para mais informações e tours pelo Etna, consulte as opções de passeios oferecidos pelo nosso parceiro, a Get your Guide.

Catânia, Sicília, Itália

O que sentir em Catânia: Os perfumes das flores e das árvores do Giardino Bellini, um ponto de encontro dos moradores da cidade que fica quase de frente para a doceria Pasticiceria Savia e que no passado pertencia à família dos príncipes de Biscari. Também não deixe de sentir os característicos aromas do mercado de deixes de Catânia, conhecido como  A’Piscaria.

Catânia, Sicília, Itália

 

Dicas: A melhor maneira de explorar a parte leste Sicília é de carro. Assim você deslocar-se com flexibilidade entre cidades como Taormina, Siracusa e Noto. No site do nosso parceiro, a RentCars, você pode encontrar as melhores tarifas para aluguel de carros na Itália. Como souvenir, leve para casa os pupi siciliani usados no tradicional teatro de marionetes.
Onde hospedar-se: Para quem procura exclusividade, aos pés do Etna e não distante de Catânia fica uma das propriedades vinícolas mais antigas da Sicília: o Wineresort Barone di Villagrande, com apenas quatro quartos.
Leitura sugerida: Para você ir se familiarizando com a cultura siciliana, mergulhe em um dos romances do escritor italiano Andrea Camilleri.

Leia no final desse post todos os nossos artigos sobre a Sicília e se precisar de consultoria de viagem personalizada para elaborar o seu roteiro por lá ou para outras regiões da Itália envie um e-mail para postitalyblog@gmail.com

Erice, a cidade do vento, dos doces e set cinematográfico por natureza

A Piscarìa, um passeio pelo mercado de peixes de Catânia

Sapore di sale. Entre os moinhos de vento das salinas entre Trapani e Marsala

Marsala, Sicília: degustação de vinhos na histórica Cantine Florio

Noto, a cidade do triunfo do Barroco na Sicília

O Teatro grego de Taormina, must see na Sicília

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *