Noto, Sicília
Ver

Noto, a cidade do triunfo do barroco na Sicília

Durante nossa última viagem para a Sicília, de tudo o que visitamos Noto – a mais importante cidade barroca da região – foi aquele que mais me encantou. Eu estive lá no inverno e tive a chance de conferir a sua beleza em uma época do ano menos frequentada pelo turismo.

Noto, cidade barroca na Sicília

Vou ser sincera. Quando encontro um lugar mágico e que me toca profundamente, o meu primeiro desejo é que ele não se torne tão popular ao ponto de se transformar em um parque de diversões para hordas de turistas nem sempre conscientes do impacto ambiental e cultural que provocam sobre a meta que visitam.

Noto, cidade barroca na Sicília

Digo isso porque apesar de já  fazer parte da lista de patrimônios da humanidade da Unesco desde 2002, o destino de Noto poderá mudar radicalmente e ganhar ainda mais appeal turístico. A modelo e influencer Chiara Ferragni e o rapper italiano Federico Lucia (Fedez) anunciaram que se casam em Noto, onde festejarão a própria união por três dias consecutivos.

Noto, cidade barroca na Sicília

Essa não é a primeira vez que essa  cidade de aproximadamente 24 mil habitantes da província de Siracusa enfrenta um dilema futuro. Na verdade Noto foi fundada ou melhor, totalmente reconstruída no começo do século XVIII para substituir Noto Antica, totalmente devastada por um terremoto em 1693. A cidade foi erguida novamente, mas a oito quilômetros daquela original e a breve distância do mar.

Noto, cidade barroca na Sicília

Junto com outras sete cidades (Caltagirone, Militello, Catânia, Modica, Palazzolo, Ragusa e Scicli), Noto faz parte do chamado Val di Noto, vale conhecida mundialmente pelo seu riquísismo patrimônio de arquitetura barroca. Ao pisar em Noto, a sensação é aquela de estar circundado por um cenário teatral e a beleza da cidade já foi protagonista de alguns episódios de Il comissario Montalbano, uma famosa série de TV italiana inspirada no personagem inventado pelo escritor siciliano Andrea Camilleri.

A maior parte de seus edifícios foram construídos utilizando a tufa branca local, um material que quando tocado pelo sol parece mudar de cor e exaltar a exuberância de seus detalhes. Pela manhã, branco cândido. À tarde conquista uma tonalidade âmbar e no final do dia é quase rosada.

Noto, cidade barroca na Sicília

O panorama da cidade é dominado pela Cattedrale di San Niccolò e suas escadas monumentais. Danificada em 1996 por um problema estrutural e restaurada logo em seguida, o Duomo é o lugar ideal para admirar a cidade do alto.

Noto, cidade barroca na Sicília

Cada palácio é um triunfo de detalhes arquitetônicos, como o edifício do seminário de San Salvatore, na Piazza Municipio, a fachada convexa da igreja de San Domenico, na Piazza XVI Maggio, a loggia do mercado de Via Rocco Pirri, o Palazzo Trigona (atrás do Duomo, na Via Cavour) ou a forma oval do interior da igreja de Santa Chiara, no Corso Vittorio Emanuele.

Corso Vittorio Emanuele. Memorize este nome porque nessa rua e em seus arredores concentram-se vários edifícios espetaculares como o Palazzo Ducezio, atualmente sede da prefeitura local. A menos de 200 metros, na Via Corrado Nicolacci, fica o Palazzo Viladorata, antiga residência da família Nicolaci que em parte foi comprada pela prefeitura de Noto.

Noto, cidade barroca na Sicília

Impossível não notar a extravagância das esculturas que decoram as sacadas do edifício e, entre elas, a figura de um homem calvo e com rugas na testa. Ela provavelmente representa Giacomo Nicolaci, também chamado de “o corcunda” ou “o alquimista”, o membro da família que ordenou a construção do palácio e que transmitiu aos seus descendentes o seu interesse pela maçonaria.

Noto, cidade barroca na Sicília

Vários detalhes do interior do prédio, como o seu salão de festas, fazem alusão à corporação, enquanto nas sacadas você pode observar esculturas que exaltam o percurso de busca do conhecimento seguido pelos alquimistas. De acordo com históricos locais, os meninos representam o crescimento. O cavalo alado o bem que nasce do mal. O centauro a purificação. A sereia traduz a tentação e o leão com asas o homem virtuoso que voa alto.

Noto, cidade barroca na Sicília

É na rua do Palazzo Villadorata que todos os anos, no terceiro domingo de maio, acontece a Infiorata, quando a estrada é completamente recoberta por tapetes de flores.

Noto, cidade barroca na Sicília

Depois de tanta arquitetura, para completar o passeio por Noto, não deixe de passar pelo Caffè Sicilia (Corso Vittorio Emanuele, 125). O lugar é comandado por Corrado Assenza, confeiteiro protagonista de um dos episódios de maior sucesso da série The Chef´s Table Pastry, no Netflix. Só será difícil escolher entre delícias como a granita, o sorvete, a cassata, os cannoli…

Noto, cidade barroca na Sicília

No final do dia, para um aperitivo, um lugar original para uma pausa é o Anche gli Angeli (Via Arnaldo da Brescia, 2), um misto entre livraria, concept store, winer bar e espaço gastronômico.

Noto, cidade barroca na Sicília

Para a compra de uma lembrança original, faça uma parada na Ortigia, loja de perfumes, sabonetes e cosméticos made in Sicilycom aromas típicos da ilha.

Noto, cidade barroca na Sicília

Para chegar lá: O aeroporto mais próximo é aquele de Catânia e maneira mais fácil de chegar até Noto é de carro. Compare e obtenha as melhores tarifas para o aluguel de um automóvel na Itália com o nosso parceiro, a Rent Cars.
Onde ficar: Para quem quiser permanecer na cidade, dois hotéis imperdíveis são o Dimora delle Balze, e o San Carlo Suites.

Sobre a Sicília leia também:

Erice, a cidade do vento, dos doces e set cinematográfico por natureza

A Piscarìa, um passeio pelo mercado de peixes de Catânia

Sapore di sale. Entre os moinhos de vento das salinas entre Trapani e Marsala

Marsala, Sicília: degustação de vinhos na histórica Cantine Florio

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *