Ver

Costa dei Trabocchi. A beleza primordial das palafitas de pesca

Mentalmente, tenho uma lista de lugares que gostaria de visitar na Itália e, para ser sincera, muitos deles não são os clássicos cartões postais.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Uma das últimas metas que consegui tirar desse elenco foi a chamada Costa dei Trabocchi, na região AbruzzoQuem acompanha o blog sabe que, frequentemente, compartilho dicas de destinos menos conhecidos, de pacatos vilarejos, de regiões só aparentemente menos atraentes mas ricas de arte, história, paisagens e sabores.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

A minha intenção não é convencer ninguém a abdicar da chance de conhecer os monumentos obrigatórios em uma viagem para a Itália. Muito menos inverter a pirâmide que coloca grandes e movimentadas cidades como Roma, Florença, Veneza e Milão como algumas das preferidas pelos turistas estrangeiros. Só não nego que além delas há uma Itália “menor”.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Aquela que não faz barulho na mídia internacional mas é tão fascinante quanto aquela divulgada pelos catálogos de grandes agências turísticas.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

No Abruzzo, na Itália central, fica a Costa dei Trabocchi, uma faixa litorânea da província de Chieti banhada pelo mar Adriático.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Os chamados “trabocchi”  (trabucos) assemelham-se a palafitas, mas para o poeta italiano Gabriele eram “aranhas colossais” ou “máquinas que pareciam viver em sua própria harmonia, ter um ar e uma efígie do corpo da alma.” No romance O triunfo da morte (1894) ele descreveu a beleza da região e, especialmente, do Trabocco del Turchino.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Essa parte de costa estende-se desde Francavilla al Mare e Ortona até Vasto e San Salvo, com paisagens que mudam a cada curva, mas também existem trabocchi nas regiões Puglia, no Parco Nazionale del Gargano, e no Molise. Na província de Chieti, praias de areia alternam-se a costas rochosas.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Para apreciar a beleza dessa faixa litorânea, sugiro que, de carro, você comece o seu itinerário por Ortona e siga na direção sul, passando pela graciosa San Vito Chietino e Marina di San Vito (que tem um terraço/belvedere espetacular) e chegando até San Salvo.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Se não puder visitar todo o litoral, não deixe de conhecer os trabocchi de Rocca San Giovanni e, principalmente, Punta Cavalluccio, um trabocco muito característico, mas difícil de ser visitado porque para chegar lá você precisará percorrer degraus improvisados entre pedras e a vegetação local.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Não se sabe ao certo quando foram construídos os primeiros trabocchi; provavelmente por volta de 1800. Com a carência de estradas, acredita-se que, no passado, eles facilitaram o carregamento de embarcações que transportavam e comercializavam mercadorias locais como cereais, azeite e sal no antigo Reino de Nápoles, na República de Veneza e até na Áustria.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

As estruturas são fruto da relação ancestral entre o homem e o mar e na verdade com o passar do tempo foram transformadas em máquinas de pescar. É uma espécie de plataforma de madeira, na beira do mar, ancorada às rochas graças a robustos troncos de pinho.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Os trabocchi são ligados à terra firme por uma passarela e a parte que fica de frente para o mar possui um ou dois braços de madeira ou “antenas” (como são chamados) que sustentam uma rede para pescar. A genialidade desse sistema permite a pesca mesmo em caso de condições meteorológicas hostis, já que não é preciso navegar para apanhar peixes, mas basta afundar a rede no mar, que é acionada manualmente com cabos de aço ou, em alguns casos, automaticamente, graças à energia elétrica.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Atualmente, a maior parte dos trabocchi foi transformada em restaurantes à beira mar. A aparência rústica esconde uma atmosfera única e cozinhas que, em espaços reduzidos, realizavam pratos com o melhor da gastronomia local.  No interior de um trabocco, a sensação é aquela de ser abraçado pelo mar, como você pode admirar nas fotos que realizamos no interior do Trabocco Sasso della Cajana.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Principalmente nos meses de verão, não é fácil conseguir uma mesa para jantar em um deles. Por isso, reserve com antecedência essa experiência se visitar essa parte de litoral.

A maioria dos trabocchi só abre à noite e o cardápio costuma variar de acordo com o pescado do dia. O preço médio é de 40 euros por pessoa para um menù que inclui entradas (que podem ser frias quentes ou marinadas), um primeiro prato a base de frutos do mar e um segundo prato como fritura de peixe, além de fruta e sobremesa.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Um dos pratos típicos é o caldo de peixe ou, em dialeto local, lu vrudatte, preparado em pratos de terracota e servido com azeite das colinas de Vasto e peperoncino. Quase sempre, a cozinha é administrada pela família dos proprietários dos trabocchi e a simplicidade unida à genuididade de locais como o Trabocco Pesce Palombo conquistou, inclusive, personalidades como o cantor Lucio Dalla e o ator francês Gerard Depardieu, entre os fotografados no local.

Costa dei Trabocchi

Alguns trabocchi como o Punta Tufano também organizam atividades didáticas para turistas e crianças, explicando os aspectos ambientais, históricos e culturais da pesca em um trabocco. Uma visita guiada de 1 hora, com direito à demonstração da pesca e degustação de produtos locais custa 3 euros por pessoa, mas essta atividade só acontece se a estrutura reunir pelo menos 10 participantes.

Ainda hoje os trabocchi são um dos símbolos do litoral do Abruzzo e me transmitem a sensação de beleza primordial, sem retoques.

Costa dei Trabocchi, Abruzzo, Itália

Observando as estruturas de madeira ancoradas entre as ondas, elas parecem sofrer uma metamorfose. Enquanto a gente percorre de costas a passarela para voltar à terra firme, elas ganham vida. Levantam seus “braços” de madeira e nos abraçam com ternura, agradecendo quem não as julga pela aparência rústica.

Para chegar até à Costa dei Trabocchi: A distância entre a capital e ess aparte de litoral é de cerca 230 km. Saindo de Roma, percorrer a rodovia A 24 na direção de Bari. Continuar pela E80/A 25 na direção de Chieti/Pescara. Entrar na A14 até à saída Ortona . De trem, a estação ferroviária mais próxima é aquela de San Vito/Lanciano.
Onde hospedar-se: Se você gosta de conforto, faça como a gente e reserve um quarto no Hotel Castello di Septe, na cidade de Mozzagrogna. Se trata de um quatro estrelas com piscina e restaurante.
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas ou do mundo inteiro com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na nossa página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *