Visitar alguns dos principais museus italianos sem sair de casa
Visitar os principais museus italianos é parte irrenunciável de uma viagem ao país. De norte a sul, o vasto patrimônio artístico italiano nunca decepciona.
Para quem administra os lugares símbolos da cultura, fechar as portas e ver seus corredores vazios é subtrair ao mundo a chance de um encontro com a beleza. Em tempos de coronavírus, o governo italiano impôs o fechamento dos museus por tempo indeterminado. O objetivo é evitar aglomerações e bloquear a possível transmissão do Covid-19.
Para tentar amenizar os efeitos da “fome de cultura”, muitos deles estão se organizando para permitir que seus acervos cheguem virtualmente até um público cada vez mais amplo.
Claro que contemplar obras de arte ao vivo é muito melhor, mas enquanto estamos em modalidade “stand by”, admirar um acervo digital é um paliativo válido. Reúno nesse post algumas sugestões de renomados museus italianos que disponibilizam conteúdo de primeira para você que ama a cultura italiana.
Pinacoteca di Brera, em Milão
A Lombardia, região cuja capital é Milão, é uma das mais atingidas pelo coronavírus na Itália, mas a cidade de lugares símbolos da cultura, como o Teatro alla Scala, o Castello Sforzesco, o convento do santuário de Santa Maria dele Grazie – que abriga o afresco Cenacolo ou A Última Ceia, de Leonardo da Vinci – demonstra que quer reagir e continuar mostrando ao mundo inteiro todo o seu potencial. Um dos exemplos de revanche cultural na cidade é aquele da famosa Pinacoteca di Brera. Ali ficam algumas das obras mais famosas de expoentes da arte mundial, como Piero dela Francesca, Francesco Hayez, Tintoretto, Pellizza da Volpedo e Amedeo Modigliani, por exemplo. No site da Pinacoteca você pode explorar a sua coleção e assistir a breves vídeos que ilustram os detalhes de algumas obras.
Museo Egípcio, Turim
Um dos museus mais fascinantes sobre a cultura egípcia e considerado o segundo mais importante do mundo, depois daquele do Cairo. Duas vezes por semana, o diretor do museu acompanha virtualmente os visitantes em um passeio entre os destaques de seu acervo, como os papiros e sarcófagos. Em diversos vídeos, é possível conhecer anedotas sobre faraós e rainhas e, se você tiver filhos, também pode assistir tutoriais para realizar em casa trabalhos manuais como uma múmia-gato.
Museus Vaticanos, Roma
Dispensa apresentações. Um dos museus mais visitados do mundo preparou sete tours virtuais por algumas de suas maravilhas como as Salas de Rafael, a Capela Sistina ou a ala do Braccio Nuovo. Para explorar esses ambientes, clique aqui no site dos Museus Vaticanos.
Parco Archeologico del Colosseo, Roma
Que tal explorar, por exemplo, os afrescos da casa do imperador Augusto, que nasceu no palatino em 63 a.C e transformou essa área de Roma em residência imperial até a extinção do império romano? Nesse vídeo, a tecnologia leva as maravilhas do Parco Archeologico del Colosseo em Roma até você.
Gallerie degli Uffizi, Florença
Para “navegar” entre obras-primas da Renascença italiana e quadros que fizeram a história da arte, como O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, Sacra famiglia, de Michelangelo, ou Bacco, de Caravaggio, só para citar alguns, clique aqui.
Peggy Guggenheim Colllection, Veneza
As imagens de Veneza deserta e sem a habitual aglomeração de turistas chega chocar. A Serenissima, potente república marítima no passado, hoje parece indefesa e silenciosa diante da ameaça coronavírus. A cidade sempre foi uma das mais amadas por grandes personalidades como Peggy Guggenheim, ex-esposa do artista Max Ernst e uma sobrinha do magnata Solomon R. Guggenheim. O museu que leva o seu nome reúne obras do cubismo, surrealismo e expressionismo de nomes como Picasso, Dalì e Magritte. Para descobri-las, clique nesse link
Castello Svevo di Trani, Puglia
Pegando um voo imaginário até a região da Puglia, podemos visitar uma das principais atrações da belíssima cidade de Trani: o Castello Svevo, uma fortaleza erguida em 1233 de frente para o mar. Basta clicar aqui.
Boa viagem virtual, na espera que aquela real se concretize em breve!