Bagno Vignoni
Sentir

Bagno Vignoni e a sua praça de água quente

Se estivesse que escolher um dos vilarejos mais encantadores da Toscana, pensaria muito antes de dar uma resposta definitiva.

Cada cidade possui características únicas e até aquelas menos famosas merecem ser visitadas.

Bagno Vignoni, Toscana

Bagno Vignoni não possui a mesma popularidade de localidades vizinhas como Pienza (distante cerca de 15 km) e Montalcino (20 km), mas acredito que não pode deixar de ser incluída em um roteiro pela região do Val d´Orcia.

Bagno Vignoni

O vilarejo é considerado uma fração da cidade de San Quirico d´Orcia e distingue-se totalmente de outras cidades vizinhas porque possui uma arquitetura insólita e inesperada.

passeios na região da Toscana

Calma! Ali você encontrará tradicionais casas de pedra, paisagens de beleza arrebatadora e os típicos ciprestes toscanos.

A diferença é que o seu território é rico de águas termais e por isso o pequeno vilarejo de Bagno Vignoni foi totalmente projetado ao redor de uma grande piscina retangular.

piscina termal Itália

O centro de Bagno Vignoni não é a clássica piazza (praça) italiana, mas a piscina repleta de água termal de origem vulcânica que enche os olhos dos turistas que aventuram-se até lá.

Bagno Vignoni

Imagine a sensação de chegar em Bagno Vignoni e encontrar no meio do vilarejo uma piscina borbulhante com temperatura média de 50 graus! Um cenário quase surreal.

A praça cenário do filme intitulado Nostalghia, di Andrej Tarkovskij, e atrás de uma extremidades da piscina fica a pitoresca igreja de San Giovanni Battista.

Val d´Orcia, Itália

Diversos documentos históricos afirmam que, no passado, Bagno Vignoni era frequentada pelos peregrinos que percorriam a Via Francigena e que várias personalidades, como Santa Catarina de Siena, teriam passado por lá. Acredita-se que para convencer a filha a aceitar uma proposta de casamento, sua mãe teria forçado Catarina a permanecer um certo período na cidade.

termas de Bagno Vignoni, Toscana

Obviamente, a piscina localizada na chamada Piazza delle Fonti não é aberta ao público. No entanto, em Bagno Vignoni os turistas podem desfrutar da possibilidade de tomar banhos termais em verdadeiras piscinas naturais e cascatas ou em um dos complexos hoteleiros com piscinas termais presentes na cidade. Estudos indicam que a água da região traz benefícios para a pele e também para as articulações.

Cascatas de água termal, Toscana

Poucas pessoas chegam até às piscinas naturais porque elas não são indicadas em placas e o percurso a pé para chegar até lá é íngreme e repleto de desníveis. Se você se aventurar até as nascentes de água termal, saiba que o ideal é chegar até lá com o maiô embaixo da roupa porque nos arredores não existem banheiros ou vestiários.

Quem prefere comodidade pode hospedar-se em estruturas hoteleiras como o Albergo Posta Marcucci, o Albergo Le Terme ou o Adler Thermae Resort Spa Toscana.

Toscana, Itália

Para quem quiser, simplesmente, passar uma manhã ou um fim de tarde tranquilo em Bagno Vignoni, vale a pena saber que além o vilarejo hospeda um ótimo restaurante para provar um autêntico prato de massa como os pici toscanos – a Osteria del Leone – cafeterias e lojas de artesanato e uma graciosa livraria independente chamada Librorcia.

Para chegar lá: Como não há uma estação ferroviária na cidade, a melhor maneira de chegar até Bagno Vignoni é de carro. Pode ser a parada ideal para quem estiver de passagem por Siena (cerca de 53 km) ou cidades do Val d´Orcia como Pienza (15 km).
Osteria del Leone – Via dei Mulini, 3 – Bagno Vignoni
Librorcia – Via delle Sorgenti, 38 – Bagno Vignoni

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!

 

Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *