Booking.com
basílica di San Clemente, Roma
OuvirSinos de igrejas e basílicas

San Clemente: basílica com subterrâneos, palavrão e o santo da auréola quadrada

Como assim? Outra igreja? Ok, concordo que, à primeira vista, sugerir uma visita a um lugar de culto quando em Roma cruzamos com igrejas em qualquer esquina pode parecer pouco original.

Não deixe que as aparências te enganem. San Clemente não é uma igreja qualquer. Prefiro defini-la como uma máquina do tempo.

pavimentação em mosaicos em igreja de Roma

Assim que você entra na basílica do século XII fica admirado com a sua geométrica pavimentação de mosaicos cosmatescos, com seu teto ricamente decorado e com os afrescos da Capela de Santa Catarina. Até aí, elementos comuns a muitas igrejas cristãs.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

A surpresa chega depois que você pagar 10 euros para visitar os subterrâneos de San Clemente. Assim que você atravessa a pequena porta à direita da bilheteria fará uma viagem no tempo, percorrendo cinco séculos de história.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

Em 1857, logo abaixo da igreja mais moderna, o prior de San Clemente descobriu uma basílica muito mais antiga, mais precisamente do século IV. Ambas são dedicadas a San Clemente, o quarto Papa da igreja católica que foi perseguido, condenado ao exílio e atirado ao mar.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

No ambiente do século IV ainda é possível encontrar colunas, inscrições e afrescos que, apesar de descoloridos, narram episódios importantes.

Além da pintura de papa Leone IV (847-855), representado com uma auréola quadrada porque vivo na época de sua realização, um dos afrescos mais curiosos é aquele dedicado a Sisinnio, rico cidadão de Roma.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

Essa pintura é uma precursora das histórias em quadrinhos porque os diálogos foram escritos em proximidade dos personagens. O afresco conta o episódio no qual Sisinnio, para esclarecer suas próprias dúvidas, seguiu a esposa, Tedodora, convertida ao catolicismo.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

Ele desaprovava a religião de Teodora, e ao notar que ela entrava em uma catacumba para frequentar uma missa celebrada por São Clemente ficou furioso. Segundo a lenda, sua ira foi punida com a cegueira e Sisinnio só reconquistou a visão graças a San Clemente. Só que em vez de agradecer o milagre do pontífice Sisinnio ordenou aos seus soldados que o prendessem. Com a visão ofuscada, os soldados tinham certeza de ter executado corretamente a ordem de Sisinnio, mas na verdade tinham prendido uma coluna que não conseguiram arrastar. Foi naquele momento que Sissinnio pronunciou um palavrão: “Fili de le pute, trahite!” (Puxem, filhos da puta!).

templo de Mitra, Roma, Itália

As surpresas da Basílica di San Clemente não acabam aqui. Enquanto você percorre os seus subterrâneos semi- iluminados escutando o barulho de água vai descendo até encontrar construções romanas e, no nível mais inferior, um antigo templo dedicado ao culto de Mitra.

roma-catacumba-san-clemente

Mitra era uma divindade originária da Pérsia e o seu culto era reservado exclusivamente aos homens. Provavelmente, foram os legionários que serviam o império nas suas fronteiras orientais aqueles que introduziram o culto de Mitra em Roma.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

Nas profundezas de San Clemente ainda existe um altar com o relevo de Mitra que mata um touro e a sala com bancos de pedra na qual eram realizados os banquetes rituais em homenagem à divinidade.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

Nesse percurso urderground por San Clemente Clemente você também encontrará uma pequena catacumba, do século IV ou V, e com capacidade para armazenar dezesseis pessoas. Aposto que depois desse passeio você terá certeza que San Clemente não é só uma igreja, mas um passeio imperdível em Roma.

basílica de San Clemente em Roma, Itália

Basilica di san Clemente al Laterano: Via Labicana, 95. Aberta de segunda a sábado das 9h às 12h 30 e das 15h às 18h. Aos domingos e feriados das 12h15 às 18h. Última entrada: 30 minutos antes do horário de fechamento.  Para chegar lá: Linha B do metrô e desça na parada Coliseu. Ingressos para os subterrâneos: 10 euros.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *